A hipnose tem efeito "real" no cérebro?

Postado por rui vladman fonte em quarta, agosto 1, 2012 Em: Questões
Vamos começar pelas evidencias, se procurarmos por pesquisas e estudos cientificos efectuados em participantes hipnotizados foi verificado uma diminuição da atividade em certas partes do cérebro relacionada como estar a sonhar acordado ou deixar a mente a divagar, os mesmos padrões cerebrais estavam ausentes em pessoas que tiveram os mesmos testes, mas que não eram suscetíveis a serem hipnotizados.
Não é a primeira vez que pesquisadores tentaram usar exames de imagem para monitorar a atividade cerebral em pessoas sob hipnose, a sugestão de como realmente funciona a hipnose, apoiada pelos resultados, é que ela faz desligar a atividade e deixa o cérebro livre para se concentrar em outras tarefas. 
Dr. William McGeown, um professor no departamento de psicologia, disse que os resultados foram inequívocos porque eles só ocorreram nos indivíduos altamente sugestionáveis. 
Em muitas situações, como as de um programa na tv ou em seitas religiosas, talvez haja um pouco fingimento, mas em um escritório hipnoterapeuta real, não há fraude e não é falso.
Então se é real porque não é usado na medicina?
Ela é, mas não em todos os paises, ela principalmente é usada para quem quer deixar de fumar ou mesmo disturbios ansiosos, o maior problema é que a mente subconsciente pode afetar o consciente, essa busca no inconsciente pode resgatar traumas, provocar abalos emocionais, dai não ser considerada "segura", portanto se me preguntarem a minha opiniao manteman-se afastados e não brinquem com a mente.
Resumindo, sim a hipnose tem efeitos no cérebro e no corpo, portanto é real, mas não é uma terapia segura principalmente se for realizada por pessoas sem formação para as realizar, é de referir que em certos países a hipnose não é reconhecida pela medicina.
No próximo post vai ler as perguntas mais frequentes sobre a hipnose. 

Em: Questões 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net