Como curiosidade é boa para você

Postado por rui vladman fonte em terça, novembro 6, 2012 Em: Refletindo

A curiosidade na verdade é um componente importante, há benefícios em nutrir e promover uma saudável curiosidade, seja em si, seus filhos, seu negócio, etc. Se uma curiosidade for saudável e vibrante poderá ser a chave para descobrir a resposta a vários problemas.

Praticando comportamentos que alimentam a curiosidade fortalece, o que podemos chamá-lo de Yoga para a mente, na verdade, servem a um propósito positivo e, quando colocada em xeque por seus colegas, podem desempenhar um papel activo na nossa saúde psicológica.

Evolução nos fez máquinas de aprendizagem finais, e as máquinas de aprendizagem finais precisam ser lubrificadas por curiosidade, e começa cedo logo na infância. Nós seres humanos temos uma natureza profundamente curiosa, nossa curiosidade leva-nos a fazer coisas totalmente improdutivos como ler notícias sobre pessoas que nunca vamos encontrar, aprender temas que nunca vamos dar uso para, ou explorar locais que nunca lá iremos. Nós só gostamos de saber as respostas para as coisas, mesmo que não haja nenhum benefício óbvio. Sem dar conta a curiosidade está ligada ao aprender ou evoluir, a curiosidade é um bónus da natureza, ao dar asas a curiosidade estamos evoluindo, e na maior parte das vezes nem nos apercebemos disso, muitas das vezes até parece que estamos perdendo tempo, sim até pode ser verdade talvez estejamos perdendo tempo hoje, mas os algoritmos de aprendizagem em nosso cérebro sabem que algo que aprendemos por acaso hoje virá a ser útil no amanhã. 
Obviamente o seria melhor que para saber o que precisávamos bastava estar concentrado nisso. Felizmente, num mundo complexo que é impossível saber o que pode ser útil no futuro. Pensem comigo, já viram se o humano não tivesse curiosidade, hoje não tínhamos conseguido os feitos bons e maus que hoje fazem parte da nossa vida.

A curiosidade não deve ser vista como embaraço, o "porque", "onde", "como", "quando", devem fazer parte da nossa vida, não nos devemos retrair em pensar que estamos a ser incultos ou com pouca formação, estamos a pelas a cultivar a nossa curiosidade, que por sua vez mais tarde ela pode ser colhida. Agora, a curiosidade está presente nos humanos e em certos animais, em nós não há maneira de a negar e temos o poder de escolher as nossas, os animais fazem-no sem a consciência dos perigos que dai podem vir, dai  " a curiosidade matou o gato".

Para finalizar recentemente a Nasa aterrou um veiculo explorador em Marte, cujo o nome dele todos o sabemos, curiosity "curiosidade", a ideia veio de uma rapariga estudante de 12 anos, porque acham que lhe deram esse nome? 

Em: Refletindo 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net