Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Comportamento suicidário nos internos de psiquiatria

Postado por Rui Fonte em sexta, janeiro 6, 2017 Em: Divulgar


Quase metade dos psiquiatras portugueses já ponderou o suicídio, um terço pensou mesmo numa forma de o fazer e 4,3% já tentaram matar-se, segundo um estudo publicado na Ata Médica.

O estudo "Comportamento suicidário nos internos de psiquiatria em Portugal: Comparação com a realidade europeia" foi coordenado pelo psiquiatra João Gama Marques e publicado na edição de setembro/outubro da revista Ata Médica Portuguesa.

A investigação resultou das respostas a um questionário enviado a todos os 159 médicos internos das especialidades de psiquiatra de adultos e de psiquiatria da infância e da adolescência em Portugal, dos quais 62 responderem (40,3 por cento). Segundo os resultados, 43,5% dos inquiridos já pensaram que seria melhor se morressem e 32,6% já ponderaram cometer suicídio. Foram ainda identificados 4,3% de psiquiatras que tentaram suicidar-se.

Diferenças entre psicólogo e psiquiatra

"Em Portugal, os trabalhos que têm sido desenvolvidos sobre a ideação suicida em internos de psiquiatria têm evidenciado potenciais fatores como causas do desejo de morte nesta população. Entre esses fatores encontram-se a insatisfação com o internato complementar, com as condições de trabalho", lê-se no estudo.

O artigo acrescenta que "os internos de psiquiatria lidam com pacientes com sintomas depressivos e comportamento suicidário na sua prática clínica, o que pode constituir um fator de stresse acrescido".

Nenhum dos inquiridos se tentou suicidar após entrar na especialidade.

João Gama Marques ressalva que essa pensamento suicida "pode ter acontecido ainda antes da entrada para o curso de medicina ou para a especialidade de psiquiatria": "Não podemos estabelecer com segurança uma relação de causalidade".

"Não sabemos se a ideação suicida foi causa ou consequência da escolha da carreira médica e\ou psiquiátrica. No entanto, sabemos que 4,3% dos inquiridos tentaram, de facto, o suicídio, e que essa tentativa foi realizada (em todos os casos) antes da entrada para a especialidade de psiquiatria", disse à Lusa.

Quando procurar um psiquiatra ou psicólogo

Para João Gama Marques, é curioso que "nenhum dos inquiridos tenha admitido uma tentativa suicida após a entrada para a especialidade de psiquiatria, de onde se poderá especular algum efeito protetor".

Questionado sobre os fatores específicos a que esta população está exposta, o médico esclareceu que alguns são "muito semelhantes aos que afetam os médicos internos de outras especialidades, nomeadamente excesso de carga horária, más condições de trabalho, insatisfação profissional, desilusão pessoal, que muitas vezes condicionam o aparecimento da chamada exaustão laboral (síndrome de burnout)".

Gama Marques alerta para alguns estudos internacionais que têm revelado que os médicos estão de facto muito vulneráveis ao suicídio.

"Isto é particularmente preocupante para as médicas, que têm um risco de cometer suicídio muito superior às restantes mulheres da população. Esta realidade tem-se verificado noutros países, mas em Portugal ainda não há estudos que permitam fazer um diagnóstico rigoroso da situação", disse.

"Qualquer especialidade tem aspetos difíceis. Nunca é fácil ser-se médico. No fundo «deve ser duro», tanto para um pedopsiquiatra, como para um oncologista, um cirurgião cardiotorácico ou um médico de medicina geral e familiar. Todos eles lidam com «realidades duras», nomeadamente relacionadas com as mais variadas formas de sofrimento humano".

Sobre eventuais formas de prevenção, o investigador disse que "o comportamento suicida em técnicos de saúde pode e deve ser prevenido, nomeadamente atacando os fatores de risco para a síndrome de burnout".

Fonte - DN

Em: Divulgar 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net