Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Compreender a auto-mutilação

Postado por Rui Fonte em segunda, maio 12, 2014 Em: Divulgar

Infelizmente há quem pratique esta forma de expulsão de tensão e ansiedade. Embora seja mais popular nos adolescentes, a auto-mutilação é vista como uma solução para lidar com os problemas. Como? É uma forma ainda que errada de expressar sentimentos que não consegue colocar em palavras, distraí da vida ou libera a dor emocional. Segundo relatos, até se sentem melhor, pelo menos por um tempo, até que os sentimentos dolorosos voltam e vem o desejo de se machucar novamente. Lembre-se, você merece se sentir melhor, e você pode chegar lá sem se machucar.

Compreender

Como disse anteriormente, é uma forma de expressar e lidar com uma profunda angústia e dor emocional. Ferir é a única maneira de saber como lidar com sentimentos como a tristeza, auto-aversão, vazio, culpa e raiva.
Isso é um fardo muito pesado, normalmente a pessoa pensa que ninguém a entende, o que é mentira! Este comportamento não esta ligado à intenção de acabar com a vida, ou seja o objetivo não é o suicídio mas sim aliviar a dor. As formas mais comuns são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.

Os sinais de alerta 

Desconfia que algum amigo\a ou familiar esta a praticar a A-M? Esteja atento, porque a roupa pode esconder lesões físicas e a agitação pode ser coberta por uma disposição aparentemente calma, a auto-mutilação pode ser difícil de detectar.  No entanto, há sinais que você pode procurar:

Feridas inexplicáveis ou cicatrizes de cortes, contusões ou queimaduras, geralmente nos pulsos, braços, coxas ou no peito. 
Manchas de sangue em roupas, toalhas ou em roupas de cama. 
Objetos pontiagudos ou instrumentos de corte, tais como lâminas de barbear, facas, agulhas, cacos de vidro ou tampas de garrafas entre os pertences da pessoa. 
"Acidentes" Frequentes.
Pode insistir em usar mangas compridas ou calças compridas, mesmo em clima quente. 
Precisando de ficar sozinho por longos períodos de tempo, especialmente no quarto ou no banheiro. 
Isolamento e irritabilidade.

Leia também - O desgaste
Leia também - Sintomas depressão

Ajude-se

Pare com isso! Há outros caminhos. Procure ajuda no seu círculo de amigos e familiares, às vezes é mais fácil começar por falar com um adulto que você respeita. No caso de precisar de uma ajuda profissional certamente ele o vai aconselhar. Seja como for, livre-se esse fardo de cima de si.

Em: Divulgar 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net