Descobrir, entender e agir

Postado por Rui Fonte em sexta, março 6, 2015 Em: Opinião Pessoal

Para atravessar uma estrada em segurança o recomendado é parar, escutar e olhar. No caso de uma doença mental apenas diferem as ações e porque? As chances que conseguir um tratamento eficaz e seguro aumentam bastante se seguir estas três ações, eu explico.

Descobrir

Esta é a primeira fase após aparecerem os primeiros sintomas, ou seja, descobrir o que está de errado consigo. Quem vai determinar isso? O seu médico, não corra para o google à procura de isto e de aquilo. Vá ao medico, clínico geral, explique-lhe os sintomas, se ele o entender o encaminha para uma especialidade e não aceite diagnósticos feitos a olho. Por exemplo, se lhe doer o peito e ele lhe disser que é ansiedade questione-o com possíveis exames de despiste, acredite, o Dr.House só existe na televisão.
Resumindo, certifique-se que o seu diagnóstico é o correto, se necessário peça uma segunda opinião.

Dr.House na vida real?
Testes de despiste

Entender

Tendo o diagnóstico correto a próxima fase é entender a doença. Para isso procure toda a informação útil e grave-a detalhadamente na sua cabeça.
A medicina fornece toda a informação mas por vezes é um pouco complicada e no caso de doenças mentais é muito teórica mas não a descarte, é muito útil. A informação disponível na internet também pode ser útil mas tenha cuidado, muitos sites oferecem serviços com promessas e burlas. As melhores fontes de informação são pessoas que estão na mesma situação que a sua, tenha preferência nas que se destacam no ponto seguinte...o agir.
Resumindo, entender a doença faz parte de uma terapia mais eficaz.

Curas na internet
Evite burlas online


Agir

Por ultimo, aja! Não fique à espera que as coisas passem, seja uma depressão, pânico ou ansiedade elas precisam de ação o para haver uma melhoria. Não se deite no sofá com uma caixa de antidepressivos numa mão e uma de calmantes noutra! Não diga para si "não consigo", claro que consegue!
Agir é igual a contrariar a doença, é o passo a seguir, agarre no ponto "entender" e faça o que lhe faz mais sentido e o que lhe faz sentir bem.
Este ponto é o que vai fazer a diferença entre estar bem e não estar, acredite em si.

Coisas que me fazem sentir bem

Em: Opinião Pessoal 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net