Diferenças entre sertralina, fluoxetina e paroxetina

Postado por Rui Fonte em sexta, dezembro 20, 2013 Em: Medicação

Estas drogas são medicamentos colocadas numa classe referida como os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS). Estes medicamentos bloqueiam a recaptação de serotonina, um elemento químico no cérebro que se julga estar associado à depressão e a outras desordens.

Sertralina

A sertralina é utilizada para tratar a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ataques de pânico, stress pós-traumático e transtorno de ansiedade social. Também é usado para aliviar os sintomas do transtorno disfórico, incluindo alterações de humor e irritabilidade.
Espera de feito - 2 a 4 semanas

Meia vida - 22 a 36 horas

Dose máxima diária - 200mg

Nomes comerciais - Zoloft e Lustral.

Possíveis efeitos secundários:

Diarreia, prisão de ventre, vómitos, boca seca, gás ou inchaço, perda de apetite, alterações de peso, sonolência, tontura, cansaço excessivo, dor de cabeça, dor, ardor ou formigamento nas mãos ou pés, nervosismo, agitação incontrolável de uma parte do corpo, garganta inflamada, alterações no desejo sexual ou habilidade, sudorese excessiva.

Fluoxetina

É usada para tratar a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e alguns distúrbios alimentares. Fluoxetina também é usada para aliviar os sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual, incluindo alterações de humor, irritabilidade, inchaço e dores mamarias. 
Tempo de efeito - 4 a 5 semanas 

Meia vida - 4 a 6 dias

Dose máxima diária - 80mg

Nomes comerciais - Prozac, Sarafem, Ladose e Fontex.

Possíveis efeitos secundários:

Nervosismo, náusea, boca seca, garganta inflamada, sonolência, fraqueza, agitação incontrolável de uma parte do corpo, perda de apetite, perda de peso, alterações no desejo sexual ou habilidade e sudorese excessiva.

Paroxetina

Os comprimidos de paroxetina de libertação prolongada, são usados para tratar a depressão, transtorno de pânico e transtorno de ansiedade social, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de stress pós-traumático.
Tempo e efeito - 2 a 3 semanas

Meia vida - 3 a 65 horas

Dose máxima diária - 40mg

Nomes comerciais - Aropax, Paxil, Pexeva, Seroxat, Sereupin e Brisdelle.

Possíveis efeitos secundários:

Dor de cabeça, tontura, fraqueza, dificuldade de concentração, nervosismo, esquecimento, confusão, sonolência ou sentimento "drogada", náusea, vómitos, diarreia, prisão de ventre, gás, dor de estômago, azia, mudanças na capacidade de saborear a comida diminuição do apetite, perda de peso ou ganho, alterações no desejo sexual ou habilidade, boca seca, suando, bocejando, sensibilidade à luz, caroço ou aperto na garganta, dor nas costas, músculos, ossos, ou qualquer parte do corpo, sensibilidade ou inchaço das articulações, fraqueza muscular ou sensação de aperto, rubor, dentes e gengivas doridas, sonhos anormais, menstruação dolorosa ou irregular.

Também poderá gostar de - Riscos longo prazo dos antidepressivos
Também poderá gostar de - Antidepressivos e seus efeitos colaterais

Resumo

Como se pode ver, existem vários medicamentos diferentes na classe ISRSs. A literatura referente sugere que não há muitas diferenças de eficácia entre os ISRSs, eles diferem principalmente nos seus perfis de efeitos colaterais e na meia vida (tempo gasto para que a concentração de um fármaco no organismo se reduza à metade.)
Curiosamente, se você não responder bem ao primeiro medicamento, você tem uma boa probabilidade de responder bem a um segundo.
Fale com o seu médico se você tiver quaisquer problemas incomuns e persistentes com a toma deste medicamento.
Continue a tomar a sua medicação mesmo que se sinta bem, não se auto-medique e não pare de a tomar sem falar com o seu médico.

Em: Medicação 


Tags: medicação   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net