Falar dos seus problemas ajuda?

Postado por Rui Fonte em sexta, dezembro 13, 2013 Em: Questões

Será que falar sobre a sua doença com alguém a acalma ou a desperta? É uma boa pergunta não acha? Bem, eu acho pode ajudar, por exemplo, ainda me lembro quando fiz a minha terapia comportamental cada vez que acabava, vinha com uma sensação de alivio...mas não somos todos iguais.

Depende da pessoa

Tudo se resume a isto, tudo depende de como você é por dentro. Se você consegue lidar com os problemas sozinho, então você é o tipo de pessoa que pode manter as coisas sobre controle e tomar as decisões corretas (conheço pessoas com esse dom). Mas se você é daquele tipo de pessoa que mantém seus problemas no interior e sofre com eles, provavelmente vai acabar por quebrar, ai a solução é mesmo falar com alguém. Para além disso, se falar com a pessoa correta vai aprender a lidar com essa prisão mental.

Aqui ficam alguns benefícios comuns

Classifica os seus sentimentos - Falar sobre seus sentimentos pode ajudar a dar sentido a eles. Às vezes, apenas falar nem que seja ao de leve pode tornar a situação mais clara.

Coloca as coisas noutra perspectiva - O risco de guardar as coisas para si mesmo é que pode estar a complicar o que realmente é descomplicado. A pessoa que conversa com pode ajudar você a ver uma situação de uma perspectiva diferente.

Solta a tensão - Falando através das suas preocupações também pode ser uma ótima maneira de desabafar e liberar a sua tensão.

Também poderá gostar de - Melhorar a saúde mental

Com quem devo falar? 

Esse é o primeiro passo importante. É importante que você possa confiar na pessoa escolhida e que sobretudo não julgue. Para esse trabalho serve um amigo, alguém um pouco mais velho ou um membro da família. 
O problema é que às vezes, esses potenciais colaboradores podem não ter a experiência ou conhecimento para fornecer o aconselhamento ou apoio que você precisa. Nesse caso você pode considerar uma pessoa com uma mente mais aberta e educada na vida, não é preciso ser um profissional de saúde, pode ser um professor, enfermeiro, agente social, um padre, etc. Se for necessário, essas pessoas certamente o vão aconselhar alguém que esteja especialmente treinado para ajudá-lo a lidar com seu problema específico.

Em: Questões 


Tags: problemas   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net