Hipócrates e Melancolia na origem da depressão

Postado por rui vladman fonte em segunda, julho 9, 2012 Em: Curiosidades


Originalmente definido pelos médicos Gregos à cerca de 500 A.C. A melancolia era um distúrbio caracterizado psicológico por perda de apetite e humor deprimido. Os psicólogos modernos geralmente acreditam que a melancolia é um outro termo para o que hoje é conhecido como transtorno depressivo. Na medicina grega antiga, os médicos acreditavam que cada doença era causada por um desequilíbrio em um dos quatro fluidos corporais principais, ou humores.Um excesso de bílis negra era dito para ser a causa de uma disposição de deprimido.

Conforme definido nos escritos de Hipócrates, a melancolia era produzida de alguns sintomas que são muito similares àqueles associados com transtorno depressivo de hoje.
Insónia persistente, falta de apetite, desânimo e todos foram considerados sinais de melancolia.Além disso, os médicos gregos observaram que os pacientes que sofreram de melancolia exibiram um comportamento agressivo, podendo levar ao suicídio.

É interessante notar que os estudos iniciais de melancolia resultou nas conclusões que se correlacionam fortemente com o que sabemos agora sobre a depressão. 
Por exemplo, os gregos antigos relataram que a melancolia parecia piorar ou se tornar mais prevalecentes durante os meses de outono, provas que podem vincular melancolia com transtorno afectivo sazonal. Além disso, uma condição conhecida como mania, caracterizada por um humor severamente elevado, mais tarde acredita-se ser ligado a melancolia. 
Isto sugere que alguns pacientes envolvidos nos estudos iniciais podem estar sofrendo de transtorno bipolar.

Estudos antigos sobre a melancolia também parecem diferenciar entre depressão situacional e química. Embora Hipócrates tenha atribuído a um excesso de melancolia química de bile negra, ele também observou que os sintomas da melancolia poderiam ser produzidas pela persistência de dor e medo, sugerindo que os problemas situacionais também podem causar depressão. 

Em: Curiosidades 


Tags: depressão   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net