Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Histórica do treino cardiovascular

Postado por rui vladman fonte em terça, novembro 20, 2012 Em: Desporto

O passo decisivo para o desenvolvimento desta actividade foi dado nos anos 70 com o designado “movimento da aptidão física” preconizado por Keneth Cooper. A capacidade que o organismo tem de transportar e utilizar (consumo máximo de oxigénio) é a melhor medida da Aptidão Física.
Foi após este movimento que surgiram os primeiros ergômetros estacionários que procuraram superar as dificuldades inerentes a falta de espaços e de tempo para a prática de exercício físico em contacto directo com a natureza.

Finalidades do treino Cardiovascular

Uma das respostas mais evidentes do Sistema Cardiovascular ao esforço físico é a elevação dos batimentos cardíacos ou frequência cardíaca (FC), com o intuito de fazer chegar aos músculos envolvidos um maior aporte de sangue e consequentemente uma maior oferta de oxigénio, satisfazendo assim as necessidades metabólicas agudas. Uma outra modificação importante é o aumento do Volume Sistólico (VS), representado pela quantidade de sangue ejectado pelo ventrículo esquerdo, expresso em mililitros (ml).
Sendo assim o produto destes dois factores fisiológicos faz elevar o Debito Cardíaco,  que seria a quantidade de sangue que o ventrículo expulsa na unidade de tempo (l/min). Em repouso o Debito Cardíaco apresenta valores em torno de 4 a 6 l/min durante o esforço físico os indivíduos sedentários chegam a valores de 18 a 25 l/min e nos atletas que realizam exercícios aeróbios de longa duração podem chegar a valores próximos de 30 a 38 l/min.
Segundo Dantas (1998), o Treino Cardiovascular é a parte da preparação física que visa provocar alterações no organismo, principalmente nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, incluindo o sistema de transporte de oxigénio e o mecanismo de equilíbrio ácido-base, de forma a propiciar uma melhoria da condição física.

Suas finalidades são:

Profilática - Quando realizado por não atleta, saudável, por necessidade higiénica visando a prevenir o surgimento de uma hipocinesia. Por exemplo: Jogging. 

Terapêutica - Se o treino é feito por sedentário visando a cura ou coadjuvação no tratamento de alguma patologia. Exemplo: Reabilitação Cardíaca. 

De estabilização - Realizado por pessoas doentes como factor de controlo de suas afecções ou disfunções. Por exemplo: Controlo da Diabetes.

Estética – Quando o treino é realizado visando a obter uma diminuição da gordura corporal. Por exemplo: Programa de Emagrecimento. 

De Treino - Quando executado durante a preparação de atletas com finalidade competitiva e obedecendo aos Princípios Científicos do Treino Desportivo.

Em: Desporto 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net