O otimismo tem desvantagens?

Postado por Rui Fonte em segunda, março 25, 2013 Em: Questões


Embora possa pensar que o otimista tem todas as vantagens, a verdade é que existem alguns inconvenientes. Se negar as suas emoções negativas ou insistir em situações que mal controla, o otimista pode tornar-se vulnerável ao stress. Por exemplo:

A - Por vezes, o otimista tem uma percepção incorrecta da realidade que o faz ter uma confiança irrealista.

B - Considerando-se pouco propenso a determinadas doenças, poderá subestimar os riscos para a sua saúde mantendo certos hábitos, por exemplo o tabagismo.

C - Tende arriscar-se demasiado, por exemplo conduzindo em excesso de velocidade ou embriagado ou praticando relações sexuais fortuitas.

Estes apenas são exemplos de potenciais ameaças ao bem-estar do otimista, ou seja, o mar de rosas que a vida possa ser ela pode desfazer-se com a ocorrência de um trauma ou uma perda grave. Já para o pessimista, tais ocorrências são meras confirmações dos seus receios, enquanto para o otimista pode significar o colapso total e pode fazê-lo perder a confiança.

Artigo - otimismo cria felicidade 
 
No entanto vários estudos provaram que os otimistas estão mais aptos a reconstruir a vida. Os pessimistas tendem entrar mais na negação perante as dificuldades assim como prestam mais atenção à forma de como lidam com as emoções complicadas.

Resposta

Tem as suas desvantagens se não tivermos atenção ao que nos torna vulnerável, mas de uma forma geral concerteza que posto numa balança o optimismo e pessimismo, o optimismo tem mais peso e ganha. 


Em: Questões 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net