O que faz um psicólogo numa consulta?

Postado por Rui Fonte em segunda, janeiro 5, 2015 Em: Questões

Ainda existe alguma confusão entre um psicólogo e um psiquiatra, é normal, não se preocupe não é nada de grave mas convém saber as diferenças na hora de procurar a melhor terapia, lei-a este artigo para perceber as principais diferenças entre os dois.
Então depois de ler as diferenças pode-se perguntar "se um psicólogo não receita medicação, o que faz?" Para simplificar...analisam. 

Analisam as pessoas!? 

Sim. Mas não o tempo todo e nem para julgar como a maioria imagina. Analisam para construir (não para destruir), para gerar união (e não causar divisões), para ajudar alguém a ganhar (não perder) — ou seja é para melhorar e não piorar sua vida. Mas, principalmente, se esse for seu desejo. Até por quê, antes de aprender analisar qualquer coisa, na faculdade, aprendem que a cura começa em quem quer ser curado. 

O tratamento começa no doente

De modo que, só existe mudança se a pessoa quiser mudar, e, sendo assim, seria desperdício de tempo ficar analisando cada detalhe do comportamento de alguém que não pediu. Pois, da mesma forma que em qualquer outra produção não se faz uma pesquisa para levantar informações, ou prepara um material que não será utilizado, também não ficam numa conversa casual. Afinal, convenhamos que seria cansativo trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. A análise que fazem enquanto psicólogos é diferente, minuciosa e cansativa para ficarmos em todas as conversas observando cada detalhe do que alguém está falando. 

Portanto, sim analisam cada caso para poder fornecer as ferramentas necessárias, nada mais, nada menos que isso.

Em: Questões 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net