O significado de ter uma fobia

Postado por Rui Fonte em segunda, agosto 31, 2015 Em: Fobias

Acredite, todos nós temos um medo irracional de algo, por exemplo, nem que seja de um check-up odontológico anual. É verdade que para a maioria das pessoas, esses temores são menores e passageiros. Mas, quando esses temores se tornam graves e causam uma enorme ansiedade e interferem com a sua vida, eles são chamados de fobias. A boa notícia é que as fobias podem ser gerênciadas e eventualmente curadas. Estratégias de auto-ajuda e terapia ajudam a superar esses medos.

Desvendando

Não confunda um medo com uma fobia, a fobia é um medo intenso de algo que, na realidade, representa pouco ou nenhum perigo real. Fobias e medos comuns incluem lugares fechados, alturas, condução, insetos, cobras e agulhas, mas na verdade, podemos desenvolver fobias de praticamente qualquer coisa. A maioria das fobias desenvolvem-se na infância, mas também podem desenvolver-se já na fase adulta.

Você provavelmente já percebeu que se tem uma fobia esse seu medo é irracional, mas simplesmente não consegue controlar os seus sentimentos. Só de pensar sobre o objeto ou na situação pode deixá-lo\a ansioso\a. E se você fica exposto o terror é automático e avassalador.

Leia também - As fobias mais comuns

A experiência 

É tão stressante que uma pessoa pode prejudicar a vida só para evitá-lo e até mesmo mudar seu estilo de vida. Por exemplo, se a pessoa tiver claustrofobia, pode recusar uma oferta de emprego lucrativo se isso implicar ter que entrar num elevador para chegar ao escritório. Se ela tem medo de alturas, para evitar uma ponte escolhe outro caminho criando um desvio enorme.

A sua ajuda

Se é o seu caso, compreender a sua fobia é o primeiro passo para superá-la. É importante saber que as fobias são comuns. Tendo uma fobia não significa que você está louco\a! As fobias são altamente tratáveis e sem recurso a medicação. Fale com o seu psicólogo e livre-se desse seu medo.

Em: Fobias 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net