Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Os inimigos do cerebro

Postado por Rui Fonte em quarta, fevereiro 6, 2013 Em: Divulgar

O cérebro, a nossa central de processamento, ele é a sede de toda informação armazenada e processada durante a vida, é o órgão mais complexo que existe mas ainda assim o mais perfeito, fechado e protegido dentro do crânio ele é dotado de mistérios, segredos e dúvidas. Apesar das suas característica não esta isento de doenças, muitas dessas doenças aparecem pelo facto de constantemente estar a ser submetido a perigos que muitas vezes simplesmente, ignoramos. Neste artigo vou alertar quais são esses perigos a que o cérebro chama de, inimigos. 

Os grandes inimigos voluntários

Stress - é o mais comum e mais conhecido, ele gera mau estar, desgasta e acelera o envelhecimento do cérebro. Aqui na existe uma página dedicada ao stress.

Fadiga - sono deficiente ou falta de descanso são alguns exemplos, o que estes inimigos fazem é um aumento de esforço da parte do cérebro para se manter concentrado. Veja estas dicas para conseguir um bom sono.

Rotina - uma grande parte do dia (cerca de 80%) é passado em actividades rotineiras, o perigo da rotina é que acomoda o cérebro, isso tornam-no lento e preguiçoso.

Sedentarismo - ataca o cérebro através da falta de actividade intelectual.

Erros alimentares - quando se pensa neste inimigo, pensa-se logo no coração, mas na verdade o cérebro com uma má alimentação provoca múltiplos problemas do desempenho cognitivo. Aqui pode encontrar algumas dicas corretas.

Álcool - tem um efeito depressor no cérebro a longo prazo pode mesmo levar a demência.

Drogas - o cérebro sofre muito com as drogas, elas interferem no funcionamento do cérebro de forma perigosa podendo afectar a cognição (pensamento, atenção, memória, orientação, tomada de decisões, etc.), as emoções e a vigília.

Tabaco - 3600 razões perigosas, ele reduz o consumo de oxigénio feito pelo cérebro.

Os grandes inimigos involuntários

Envelhecimento - não importa o que façamos, todos envelhecemos, mas o que foi feito durante a vida adulta vai ter influencias sobre o cérebro enquanto envelhecemos.

Doenças - factores genéticos, mau ambiente ou outros factores tem influencia no sistema nervoso.

Acidentes - dependendo da localização os traumatismos cranio-encefálicos podem ter desfechos infelizes, incluindo o coma e a morte, dependendo de vários factores, gravidade do traumatismo, estado e saúde da vítima, idade, etc.

Resumindo, grande parte dos inimigos são evitáveis, pequenas escolhas podem fazer toda a diferença, cuide do cérebro que ele cuida de si. 

Em: Divulgar 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net