Possessão demoníaca ou doença mental?

Postado por rui vladman fonte em segunda, agosto 6, 2012 Em: Opinião Pessoal

Gostaria de falar de um filme que vi ontem, atrasado eu sei porque já saiu a um pouco de tempo, mas para o que queria discutir não importa, já tinha blogado sobre um deste género mas este é mais recente e talvez até melhor para discutir.
A razão que me leva a blogar sobre este filme é o "embate" entre a religião e a ciência e exprimir o que sinto sobre o mesmo.

Em primeiro
Claro que estamos a falar de ficção (filme) e o 
objectivo da realização é arranjar mediatismo, tal como arranjar um site para seguir a evolução ou arranjar um slogan (o Vaticano não apoiou este filme), muito boa a ideia.
Bem, o filme retrata várias personagens em que um ser demoníaco está dentro delas e requer um exorcismo para as tratar.

Mas porque precisam do exorcismo?

Porque segundo os entendidos no assunto, têm que apresentar certos sintomas, tais como ter força sobre-humana, contracção muscular para alem do possível, tom de voz alterado entre outros.
Bem, há mais a falar de possessões na Internet do que em doenças mentais capazes de fazer as pessoas terem tais comportamentos, como todos nós sabemos a possessão demoníaca não é um diagnóstico psiquiátrico ou médico válido, aqueles que professam a crença em possessões demoníacas por vezes descrevem sintomas que são comuns a várias doenças mentais, como histeria, mania, psicose, síndrome de Tourette, epilepsia, esquizofrenia mas transtorno dissociativo de identidade mais conhecido por dupla personalidade é que mais se encaixa no perfil com cerca de 29% dos casos verificados.

Outro exemplo

O síndrome de Tourette, que uma desordem neurológica ou neuro-química caracterizada por tiques, reacções rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência.
É de referir que estes casos de possessão acontecem principalmente em pessoas religiosas e em zonas não urbanas.

A ideia não é lançar uma discussão sem fim, apenas prefiro a explicação cientifica nesta matéria, se estiver errado uma coisa vos digo, o Diabo dá mais provas que existe que o próprio Deus.
Se me perguntarem o que penso sobre o assunto, a minha resposta vai ser, eu tenho a minha mente aberta a tudo mas tenho que ter evidências que apoiem tal situação, não posso tirar conclusões baseadas em suposições de natureza religiosa, respeito quem acredita mas não posso colaborar em tais eventos que na minha óptica tem explicação.

Em: Opinião Pessoal 


Tags: doença mental   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net