Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Saúde emocional

Postado por Rui Fonte em quinta, dezembro 13, 2012 Em: Pensar Positivo


As pessoas que são emocionalmente saudáveis estão no controle das suas emoções e do seu comportamento. Elas são capazes de lidar melhor com os desafios da vida, construir relações fortes, e se recuperar de contratempos mais rapidamente. Tal como é preciso um esforço para construir ou manter a saúde física, também é preciso com a saúde mental e emocional. Melhorar a sua saúde emocional pode ser uma experiência gratificante, beneficiando de todos os aspectos da sua vida, inclusive aumentando o seu humor, a construção de resiliência, e acrescentando a sua satisfação de vida global.

Saúde mental ou emocional se refere ao seu estado psicológico de bem-estar geral. Ele inclui a maneira de como você se sente sobre si, a qualidade dos seus relacionamentos, e sua capacidade de gerir os seus sentimentos e lidar com as dificuldades.

Boa saúde mental não é apenas a ausência de problemas de saúde mental, sendo mentalmente ou emocionalmente saudável é muito mais do que estar livre de ansiedade, depressão ou outros problemas psicológicos. Mais do que a ausência da doença mental, saúde mental e emocional se refere à presença de características positivas. Da mesma forma, não se sentindo mal não é o mesmo que sentir-se bem. Enquanto algumas pessoas podem não ter sentimentos negativos, eles ainda precisam de fazer as coisas que os fazem sentir-se positivo, a fim de conseguir a saúde mental e emocional. 

As pessoas que são mentalmente e emocionalmente saudáveis tendem ter: 

¦ Um sentimento de contentamento. 
¦ A alegria de viver e a capacidade de rir e de se divertir. 
¦ A capacidade de lidar com o estresse e recuperar da adversidade. 
¦ Significado e propósito, em suas actividades e relacionamentos. 
¦ A flexibilidade para aprender coisas novas e se adaptar à mudança. 
¦ Um equilíbrio entre trabalho e descanso, jogo e actividade, etc. 
¦ A capacidade de construir e manter relacionamentos satisfatórios. 
¦ Auto-confiança e auto-estima elevada.

Essas características positivas da saúde mental e emocional permitem um participar da vida em toda a extensão possível através de actividades produtivas, significativas e relacionamentos fortes. Essas características positivas também vão ajudá-lo\a a lidar, quando confrontado\a com os desafios da vida e tensões.
Ser emocionalmente e mentalmente saudável não significa que nunca passou por maus momentos ou com problemas emocionais. Todos nós passamos por decepções, perdas e mudanças. E enquanto estas são partes normais da vida, eles ainda podem causar tristeza, ansiedade e estresse.

Resiliência

A diferença é que as pessoas com boa saúde emocional têm uma capacidade de se recuperar das adversidades como o o estresse ou trauma bem mais rapidamente. Esta habilidade é chamada de resiliência. As pessoas que são emocionalmente e mentalmente saudáveis tem as ferramentas para lidar com situações difíceis e mantendo uma perspectiva positiva. Elas permanecem focadas, flexíveis e criativas nos maus momentos.

Também poderá gostar de ler : Como aumentar da resiliência

Um dos factores-chave para a resiliência é a capacidade de equilibrar o estresse e as suas emoções. A capacidade de reconhecer as suas emoções e expressá-las de forma adequada ajuda a evitar a ficar preso em ansiedade, depressão ou outros estados negativos de humor. Outro factor fundamental é ter uma rede de apoio forte. Achar um incentivo e apoio através de um amigo ou familiar irá aumentar a sua capacidade de resistência em tempos difíceis.

Em: Pensar Positivo 


Tags: saúde emocional   
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net