Spinners remédio ou mania?

Postado por Rui Fonte em segunda, julho 3, 2017 Em: Questões
´
Ele é pequeno, colorido, pode ter diversas formas e ser feito de vários tipos de materiais. Essencialmente, tem apenas uma função: girar. Ainda assim, já virou febre no mundo e tem conquistado brasileiros nos últimos tempos. Provavelmente alguém que você conhece ou uma criança que estuda com seu filho tem um ou mais spinners.

Os spinners estão à venda em todo o mundo, enquanto as crianças o utilizam para guerrear com os amiguinhos e tentar fazer truques (como o de equilibrá-lo em um só dedo enquanto ele gira), há quem diga que manuseá-lo é uma boa forma de controlar ansiedade e ataques de pânico.

Remédio ou mania?

Não se sabe ao certo como a febre começou, mas o spinner muitas vezes é vendido com a premissa de ser uma espécie de calmante. No YouTube, é possível encontrar uma enxurrada de vídeos de pessoas mostrando suas coleções e afirmando que o brinquedinho realmente tem ajudado a controlar o estresse. Enquanto isso, porém, a psicóloga Renata Bento conta que não há como fazer essa afirmação.

De acordo com a psicóloga, por enquanto não há estudos que comprovem a eficácia do brinquedo contra a ansiedade, assim como outras “manias” difundidas nas redes sociais, como vídeos de pessoas estourando plástico bolha, cortando blocos de areia com facas e amassando gelecas barulhentas. “Talvez as pessoas tenham essa sensação porque passam muito tempo distraídas e aí têm uma falsa ideia de que aquilo pode trazer calma. Pode ser um momento de brincadeira, de socialização, mas não há nada que comprove que seja terapêutico”, afirma Renata.

Em: Questões 



    
   
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net