" No início, eu pensava que era apenas um momento sem exemplo e que ia passar, tão enganado que eu estava. Sentia-me tenso e incapaz de relaxar. Aquela falta de ar! Aqueles batimentos cardíacos! Aquele mau estar! Às vezes iam e vinham, outras vezes eram constantes e podiam continuar por dias ou meses. "

Lembro-me como se fosse hoje, apesar de já terem passado dez anos é impossível esquecer o que senti naquele dia. Era Verão, estava a conduzir para o trabalho com um colega, quando ele se apercebeu que estava algo de errado na minha condução, e estava mesmo porque eu já estava a lutar com uma sensação estranha que estava a sentir há alguns minutos, falta de ar, visão turva, coração acelerado, aperto na garganta eram alguns sintomas que sentia, de repente tudo se transformou num descontrolo total!  

Na altura morava com os meus pais, parei o carro e apesar de estar a mais de 5 km fui a passo acelerado para casa, quando cheguei a casa estava tão alterado que pensei "chegou a minha hora!"

         

emergência medica

Os meus pais ligaram para as emergências, quando eles chegaram estava só de roupa interior deitado no chão, quando me mediram a pulsação ia rebentando com a escala, nem tive direito à minha opinião, meteram-me logo dentro da ambulância e lá fui eu até ao hospital. Após umas analises, raios-x e uma bebida que sabia mal que me pôs a dormir durante 2 horas, o diagnostico - Ataque de Pânico.

Solução, medicamentos calmantes.

Até à altura de me darem alta estava bem melhor, saí do hospital e fui a um centro comercial jantar, estava a começar a jantar quando me comecei a descontrolar novamente, nem consegui começar a comer acabando novamente no hospital, no final, diagnostico - Ataque de Pânico

Solução, medicamentos calmantes.

Bem, eu não fumava, não bebia, fazia desporto 3 vezes por semana, tinha uma boa alimentação, também não tinha problemas familiares nem de trabalho resumindo, era super feliz, então perguntava-me "Mas o que é isto? Porque pânico?"

Nunca mais fui o mesmo, com os sintomas a persistir todos os dias fiz todos os exames possíveis convencido que tinha algum problema físico, até hoje não detectaram nada (ainda bem), passados 2 anos de exames, fugas a noite sem ninguém saber para os hospitais para me darem a ´amarguinha` e sem os sintomas a querer melhorar, agarrei nos exames todos e fui a hospital particular, desesperado à procura de ajuda porque ninguém entendia o que eu sentia, alias nem eu próprio conseguia explicar, o Dr. após de perder 15 minutos a ver os exames ele me disse, "Rui já ouviste falar de Ansiedade Generalizada? Não? " Vais fazer assim, vou dar-te um contacto de um colega meu que te vai explicar tudo.

Assim o fiz, contactei o Dr. que me pôs a par de tudo, o que era a Ansiedade e as suas causas, não saí de lá muito convencido mas...comecei então uma guerra contra a Ansiedade, fiz de tudo desde medicinas alternativas a terapias a desportos, até à bruxa fui, sempre com o suporte da medicação, melhorou? Sim mas nunca a 100%, uns dias melhores outros piores, actualmente estou controlado mas em 10 anos em que me passou tudo pela cabeça continuo à espera de uma solução que tende em não sair, sinceramente já me convenci que é melhor procurar o controlo do que a cura.

Hoje sou uma pessoa mais controlada e mais educada com a doença, mudei os meus hábitos, atitudes e comportamentos, nunca deixei de fazer as coisas que gostava ainda que com uma dificuldade enorme.

Não morri da doença mas mói, espero ajudar todos que sofrem do mesmo e compreendo o que ninguém compreende, não por mal, mas sim porque não o sentem. Abaixo tem a história em detalhe.

estetoscopio
os meus artigos

Introdução - Parte 1


O inicio - Parte 2


O despiste - Parte 3 


Outras alternativas - Parte 5


Finalmente a paz - Parte 7

No limite - Parte 4

 

A mudança - Parte 6 


Resumo - Parte 8

    

Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique
Vladman.net © 2010-2017

vladman.net