Tal como o coração, o cérebro merecia igualmente ser alvo de campanhas públicas de prevenção, pois necessita de estar saudável para dar o seu melhor!

O estado de saúde mental depende do estado biológico global e cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde, afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental, já no dicionário médico Medilexicon, saúde mental é “emocional, comportamental, e maturidade social ou normalidade; a ausência de um transtorno mental ou comportamental; um estado de bem-estar psicológico em que se conseguiu uma integração satisfatória dos anseios instintivos aceitável para si mesmo e de um meio social; um equilíbrio adequado de amor, trabalho, e lazer”.

                 

transtornos saúde mental

                   

Problemas de saúde mental mais frequentes: 

  • Ansiedade
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Depressão
  • Dependência de álcool e outras drogas
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
  • Atraso mental
  • Demências
  • Transtorno bipolar
  • Ansiedade social
  • Agorafobia
  • Distimia

O cérebro é um órgão que a maioria das pessoas parece ignorar embora saibam que ele controla todas as atividades do organismo e é sede de toda a vida intelectual e emocional.

De uma forma geral, podemos dizer que o cérebro humano é o maior órgão do sistema nervoso central, é composto de três partes: o cortex cerebral, área mais desenvolvida do cérebro onde são processados os pensamentos e a linguagem, o subcortex ou sistema limbico, responsável pelo desencadeamento das reações corporais envolvidas nas emoções e o tronco cerebral, cuja função é a regulação biológica do organismo (respiração,frequência cardíaca, etc)

Exemplo de funções controladas pelo cérebro

(Pode-se perceber a importância de manter uma boa saúde mental )

mapa das emoções do cérebro

Através de cuidados que passam afinal pelo estilo de vida ou por pequenas escolhas e decisões que podem tornar tudo diferente, você poderá dar maior saúde, proteção e longevidade ao seu cérebro. Ele continuará a trabalhar para si, de forma ininterrupta, assegurando o funcionamento de todo o seu organismo, das suas emoções e do seu intelecto.

Inimigos da mente, clique aqui

mente saudavel

Milhões de pessoas em todo mundo são afectadas por desordens mentais, neurológicas e comportamentais, que podem causar um imenso sofrimento, isolamento social, diminuição da qualidade de vida e até aumento da mortalidade.

As pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos.

As pessoas afectadas por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito. Não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas antes apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.

Pouco mais haverá para dizer neste campo, cada um deve entender quando precisa de apoio, seja por perda, desgosto ou outra situação externa o importante é não se isolar, consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional e lembre-se que somos todos feitos da mesma matéria mais tarde ou mais cedo podemos estar a precisar de ajuda.

importancia saude mental

A situação e tão importante que tem o seu dia, a 10 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. 

         

indice doencas mentais no mundo

    

Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique
Vladman.net © 2010-2017

vladman.net