A ansiedade ainda é vista com preconceito

Postado por Rui Fonte em segunda, agosto 21, 2017 Em: Doenças mentais

Não me diga que nunca foi questionado\a se essa ansiedade que tem não passa de uma mania? Comigo já, inclusive até já fui motivo de gozo. Não é só a ansiedade é vista como doença feita de preconceitos, qualquer transtorno mental é visto dessa forma.  

A biologia da ansiedade inclui o medo condicionado, processado por vias ou conexões existentes no cérebro. Uma alteração genética pode contribuir para o desencadeamento da ansiedade e, simplificadamente, alterações funcionais e estruturais do sistema nervoso central estão implicadas na gênese da ansiedade. Ou seja, trata-se de um transtorno com causas biológicas, diferentemente do que muitos chamam de “fraqueza”, “frescura” etc.

Há vários fatores envolvidos na etiologia (causa), incluindo os biológicos, psicológicos e até sociais e a complexa interação entre eles pode dar resultados inesperados ou imprevisíveis. Qualquer um de nós pode sofrer de transtorno de ansiedade ao longo da vida, porque o que difere é apenas o limiar de cada pessoa para o desencadeamento da doença.

Mais informação de ansiedade

Anatomia da Ansiedade

Embora a ansiedade atinja uma em cada cinco pessoas de forma mais intensa, raramente é diagnosticada no início. As pessoas a confundem com estresse do cotidiano devido à rotina profissional, familiar, entre outras causas. Dependendo do tipo de transtorno de ansiedade, a frequência costuma ser maior nas mulheres variando de 1,5 a 3 vezes a encontrada nos homens. Alguns fatores como gatilhos hormonais e resposta diferente a estressores sócio-ambientais e afetivos podem justificar a maior prevalência no sexo feminino.

A somatização, que é quando a ansiedade passa a produzir sintomas físicos, reduz a chance de detecção dos transtornos ansiosos, para os clínicos, entre 77% e 22%. Ou seja, aquela gastrite ou cervicalgia que você tem, pode ser nada menos que a ansiedade!
E, como doença mental ainda é vista com preconceito, inclusive por profissionais da Saúde, há muitas falhas em diagnósticos e retardamento no tratamento.

Em: Doenças mentais 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net