A canábis e seus usos terapêuticos

Postado por Rui Fonte em segunda, janeiro 22, 2018 Em: Divulgar

Então aqui por Portugal o parlamento anda a discutir o uso e legalização da canábis em contexto medicinal. A iniciativa mereceu já o apoio de diversas entidades, nomeadamente no meio clínico. Mas antes de começar a celebrar espera, a ideia não é por todos a fumar, a Ordem dos Médicos reconhece que existe forte evidência da eficácia da canábis nalguns usos terapêuticos, mas avisa que a sua prescrição deve ser exclusivamente médica, enquanto medicamento e não na forma fumada. 


A canábis\maconha (A maconha na realidade é a flor das plantas da família canábis) é a substância ilícita mais cultivada, consumida e traficada em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Mas a canábis também é uma planta com um enorme potencial terapêutico. As aplicações medicinais são conhecidas desde há séculos, embora muitos dos seus benefícios careçam ainda de comprovação científica, como frisou o investigador Attila Köfalvi.

Os cientistas descobriram que existem receptores através dos quais exerce seus efeitos em um centro emocional do cérebro. 

Estes receptores foram identificados em ratos na região das amígdalas, a parte do cérebro que ajuda a regular a ansiedade. 

Onde se tem benefícios

Num parecer do Conselho Nacional da Política do Medicamento da Ordem dos Médicos, elaborado a pedido do bastonário, é dito que a evidência atual "permite considerar a potencial utilização " nalguns casos, como no alívio da dor crónica em adultos, como anti-vómito no tratamento do cancro, na esclerose múltipla ou no controlo da ansiedade.

Geografia

O uso medicinal da canábis é legal em vários países, como o Canadá, a República Checa e Israel. Mais liberal aqui ao pé, na Holanda, a canábis é formalmente ilegal, mas as decisões do judiciário mostram que nenhuma ação deve ser tomada em caso de posse de uma pequena quantidade e sobre a venda sob condições estritas. Resumindo ir à Holanda e acender um "canudo" é uma pratica comum sem qualquer tipo de represália. Mas atenção, os famosos coffeeshops da Holanda são tecnicamente ilegais, ainda assim são tolerados na Holanda, mas não legalizados... até começarem a causar problemas.


Atenção

Obviamente não vais começar a fumar canábis porque tens dores ou tens ansiedade, até porque te digo por experiência que vai piorar a tua ansiedade. É de realçar que o possível uso para fins medicinais será feito em forma de medicamento e sobre vigilância médica.

Em: Divulgar 



   
Sintomas
      
Medicação
  
   
    
Sertralina - Fluoxetina - Paroxetina
   
Teste De Ansiedade
  
Alimentação
   
Transtornos Mentais
  
 
   
Dicas - Ansiedade e Pânico
  
Dor no peito - Ansiedade\Pânico   
   
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Desconforto Abdominal
  
Luta ou Fuga
  
Histórias
   

Sobre Mim


Rui F. Sei que a vida é mais fácil sem que a ansiedade domine a cada minuto. Pelo que dedico muitas horas para levar até ti tudo o que te possa ajudar a compreender esta doença.

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2018

vladman.net