Será que os antidepressivos engordam?

Postado por Rui Fonte em quarta, fevereiro 28, 2018 Em: Medicação

Esta é uma pergunta muito comum principalmente no meio feminino, então aqui vai o que a medicina diz. Sim, existem algumas evidências de que em algumas pessoas, alguns antidepressivos podem causar um ganho de peso. Os especialistas dizem que cerca de 25% das pessoas que tomam de forma prolongada a maioria dos medicamentos antidepressivos - incluindo os fármacos ISRS (inibidor selectivo da recaptação da serotonina) como Lexapro, Paxil, Prozac e Zoloft podem causar um ganho de peso de 4,5 kg ou mais.

O que isso significa?

Significa que em primeiro lugar, nem todas as pessoas ganham peso, mesmo nos medicamentos tetracíclicos como por exemplo a mirtazapina que demonstraram causar um ganho excessivo de peso. Mas também que a maioria dos antidepressivos mais comumente prescritos os ISRS também podem estar associados de forma com o aumento de peso.

Porque isso acontece?

Embora haja uma série de teorias sobre porque os antidepressivos levam ao ganho de peso, é acreditado que o apetite e o metabolismo podem ser afetados com uma toma prolongada desde tipo de medicação. 

Se o ganho de peso é uma preocupação, é importante mencionar isso no seu médico quando ele está decidindo qual medicação a prescrever, pois isso ajudará a informar a sua decisão e ele pode se afastar de medicamentos como a mirtazapina que são mais propensos a causar um aumento de peso.


Convém fazer saber que se você ganhar peso depois de iniciar um tratamento com um antidepressivo e você não está contente com isso, não pare a medicação, fale com o seu médico, ele pode ajudar a mudar a estratégia.

Efeitos secundários antidepressivos

Riscos a longo prazo

Finalmente, é importante lembrar que o aumento de peso é um resultado do aumento do apetite e da ingestão de calorias. Isso significa que, monitorizando de perto o que come vai permitir reduzir esse efeito colateral.

Em: Medicação 



   
      
   
    
   
  
   
 
   
  
   
  
   
  
  
  

Sobre Mim


Rui F. Sei que a vida é mais fácil sem que a ansiedade domine a cada minuto. Pelo que dedico muitas horas para levar até ti tudo o que te possa ajudar a compreender esta doença.

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2018

vladman.net