Os autores da nossa história somos nós

Postado por Rui Fonte em quinta, dezembro 4, 2014 Em: Guest Post

Podemos sorrir ou fechar a cara. Falar (alto, baixo, com rispidez ou mansidão) ou nos calar. Participar ativamente ou apenas observar. Podemos fingir ou dizer a verdade. Podemos ajudar ou ignorar. Ficar ou partir. Esperar ou fazer acontecer. Lamentar ou aprender. Aceitar, dizer sim, ou discordar e dizer não. 
Podemos culpar ou solucionar. Podemos lutar ou desistir. Ir em frente ou ficar aqui. Mudar ou continuar igual.

Sempre temos escolhas, porém não queremos assumir isso, pois seria também assumir a responsabilidade do que escolhermos, não tendo mais a quem culpar. E como nem sempre o que queremos fazer será bem aceito e agradará outra pessoa, acabamos escolhendo não fazer nossa vontade, mas a dos outros. Mas quando isso acontece queremos fingir que não tivemos opção (o que é uma ilusão). Houve uma escolha; porque entre agradar a si mesmo e agradar o outro, você optou por abrir mão do que queria.

São muitos os motivos que podem nos levar a não fazermos ou falarmos o que realmente queremos, mas é urgente lembrar que poderíamos ter feito. Não foi a vida ou outra pessoa nos obrigando, mas nós optando pelo que acreditamos ser menos desagradável ou mais certo para o momento.

Saber isso abre as portas da prisão imaginária na qual nos sentimos aprisionados achando que não podemos fazer o que queremos. Pois nos lembra que somos autores da nossa história, e não tem ninguém nos controlando. O que existe somos nós escolhendo o que achamos melhor e as pessoas exigindo o que elas acham melhor para si.

Podemos agrada-las ou não. Então se eu não faço o que quero, mas o que o outro quer, preciso entender que podia ter feito diferente, mas não estava disposto (a) a ver as consequências.


Contributo de Tamires Damasio

Em: Guest Post 



   
Sintomas
      
Medicação
  
   
    
Sertralina - Fluoxetina - Paroxetina
   
Teste De Ansiedade
  
Alimentação
   
Transtornos Mentais
  
 
   
Dicas - Ansiedade e Pânico
  
Dor no peito - Ansiedade\Pânico   
   
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Desconforto Abdominal
  
Luta ou Fuga
  
Histórias
   

Sobre Mim


Rui F. Sei que a vida é mais fácil sem que a ansiedade domine a cada minuto. Pelo que dedico muitas horas para levar até ti tudo o que te possa ajudar a compreender esta doença.

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2018

vladman.net