Efeitos colaterais dos antidepressivos

Postado por Rui Fonte em quarta, setembro 25, 2013 Em: Medicação

Os medicamentos psicotrópicos têm uma coisa em comum, normalmente os efeitos secundários aparecem primeiro do que o alivio. Nos antidepressivos não é diferente, alguns desses sintomas indesejados vão-se embora quando o corpo se ajusta à medicação, outros nem por isso, são mais preocupantes e podem exigir uma mudança na medicação ou a adição de outros medicamentos para tratar os efeitos colaterais.

Os antidepressivos tricíclicos
São uma classe de antidepressivos associados à sedação, que incluem efeitos de boca seca, visão turva, constipação, retenção urinária e aumento da pressão no olho. Eles também estão associados à hipertensão arterial, arritmias cardíacas, ansiedade, insónia, convulsões, dor de cabeça, erupção cutânea, náuseas e vómitos, cólicas abdominais, perda de peso e disfunção sexual. Os antidepressivos tricíclicos raramente causam insuficiência hepática.

Exemplos de antidepressivos tricíclicos
Amitriptilina
Amoxapina
Clomipramina
Desipramina
Doxepin
Imipramina
Nortriptilina
Protriptilina
Trimipramina
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina
São classes de antidepressivos associados a pensamentos anormais, agitação, ansiedade, tontura, dor de cabeça, insónia, disfunção sexual, sedação, tremores, sudorese, perda de peso, diarreia, constipação, boca seca, erupção cutânea e náuseas têm uma grande possibilidade de ocorrer. Raramente, têm sido associados com hiponatremia (baixa de sódio), hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) e convulsões.

Exemplos inibidores seletivos recaptação
Citalopram
Escitalopram
Fluoxetina
Fluvoxamina
Paroxetina
Sertralina
Inibidores da monoamina oxidase 
São uma classe de antidepressivos associados a hipotensão postural (sensação de desmaio ao levantar, devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro), pode ocorrer pressão arterial alta, desmaios, ritmo cardíaco anormal, tonturas, dor de cabeça, sonolência, insónia, ansiedade, prisão de ventre, náusea, diarreia, disfunção sexual, ganho de peso ou perda de peso e edema. Convulsões, erupção cutânea, visão embaçada e hepatite são raramente associada a estes inibidores.

Exemplos inibidores da monoamina oxidase
Fenelzina
Tranilcipromina
Isocarboxazida
Selegilina
Informe-se com o seu medico sobre a medicação que vai tomar e seus riscos, não se auto-medique e não indique de forma alguma nenhuma medicação a terceiros.

Em: Medicação 


Tags: antidepressivo   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net