Estará você alimentando a sua ansiedade?

Postado por Rui Fonte em quarta, março 20, 2013 Em: Questões

Respirar fundo, relaxar os músculos e manter a mente no presente são algumas das ideias mais comuns e eficazes para controlar a ansiedade. Mas você sabia que mudar seus hábitos alimentares também pode ajudar a se sentir mais calmo\a e equilibrado\a? Há certos alimentos e substâncias que podem desencadear o estresse e a ansiedade no corpo, de fato, existem diversos alimentos que podem mesmo desencadear um ataque de pânico. 

Cafeína, açúcar e álcool

Todos eles aumentam os níveis de ácido láctico na corrente sanguínea. Pesquisas recentes mostram que uma elevada acumulação de ácido láctico no organismo pode aumentar a ansiedade e causar ataques de pânico. Cafeína também bloqueia a adenosina, que é um químico no interior do corpo. A adenosina é um neurotransmissor que se crê desempenhar um papel na excitação e suprime a promoção do sono. Sem a adenosina, pode ocorrer um aumento da adrenalina o que pode causar ou aumentar os sintomas da ansiedade. Além de aumentarem os níveis de ácido láctico no sangue, a ingestão de açúcar provoca a libertação de insulina, que diminui a glicose no sangue, resultando em alterações de humor e agitação. O uso de álcool também provoca flutuações nos níveis de açúcar no sangue que levam ao aumento da ansiedade e agitação.

Sal

Usado na culinária também pode causar sintomas de estresse no corpo. O sal esgota potássio no corpo. O potássio é importante para o funcionamento adequado do sistema nervoso. O sal também aumenta a pressão arterial, o que tensiona o coração e as artérias. Pode irritar o sistema nervoso causando dores dores de cabeça, formigueiro, dormência, etc. 

Mais alimentos amigos do stress
 
Maus hábitos

Alguns hábitos alimentares podem induzir sintomas de ansiedade. Comer muita "fast food", não mastigar bastante (15-20 vezes), comer muito e beber muito líquido com uma refeição podem interferir com a digestão e com a assimilação dos alimentos no corpo. 
 

Em: Questões 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net