Falta de ar durante um ataque de pânico

Postado por Rui Fonte em sexta, setembro 6, 2013 Em: Sintomas

A falta de ar acontece a todos nós de tempos a tempos, e até pode ser apenas uma questão sem importância e passa despercebida. Claro que pode haver mil e uma condições que provoquem a falta de ar mas vamos ver porque este sintoma ocorre durante o ataque de pânico.

Como funciona

Quando respiramos, inspiramos oxigénio e expiramos gás carbónico. Quando nos sentimos muito ansiosos ou temos um ataque de pânico entramos numa condição que dá pelo nome de hiperventilação, isso significa que existe um aumento grande de ar a circular nos pulmões.
Durante essa respiração excessiva são criados baixos níveis de dióxido de carbono no sangue, isso faz com que entremos em modo de hiperventilação.
Muitas vezes, o pânico e hiperventilação tornam-se num ciclo vicioso. Pânico leva a respiração rápida, e respirando rapidamente pode fazer com que você se sinta em pânico.

Outros exemplos

É bastante comum no exercício ocorrer a falta de ar, mas depois de alguns minutos de descanso, você rapidamente recupera o fôlego e começa a respirar normalmente, na gravidez também é comum. É sempre bom visitar o seu médico, ele irá determinar a causa.


Causas

Se você se sente nesse caso frequentemente, você pode ter síndrome de hiperventilação, que é desencadeada por emoções de stress, ansiedade, depressão ou raiva. Hiperventilação ocasional de pânico está geralmente relacionada a um medo ou fobia específica, tais como medo de altura, morrendo, ou em espaços fechados (claustrofobia).

Sintomas comuns

Na hiperventilação, você pode não estar ciente de que está respirando rápido. No entanto, você estará ciente de ter muitos dos outros sintomas, incluindo:

Arroto
Inchaço
Dor no peito
Confusão
Tontura
Boca seca
Espasmos musculares nas mãos e pés
Dormência e formigamento nos braços ou ao redor da boca
Taquicardia
Falta de ar
Distúrbios do sono
Fraqueza

O que fazer

É normal e não mata, mas mete muito medo e ficamos sem reação, existem técnicas para normalizar a respiração, depois de trabalhadas é o nosso maior aliado, elas são ensinadas em diversas terapias, para saber mais leiam estes artigos:

Artigo - Reduzir a hipertilação

Página - Dicas Autoajuda

Em: Sintomas 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net