Homens e mulheres respondem ao estresse diferentemente

Postado por rui vladman fonte em quinta, agosto 9, 2012 Em: Divulgar
Os cérebros de homens e mulheres lidam com o estresse de maneira diferente e altera a forma como os seus corpos reagem a doenças cronicas, como depressão , doenças cardiovasculares e distúrbios auto-imunes.
Cientistas usaram a ressonância magnética funcional para monitorar a atividade cerebral de homens e mulheres saudáveis após desencadeantes imagens relacionadas com stress. As mulheres passaram por exames cerebrais duas vezes, uma no início do seu ciclo menstrual e uma vez durante a ovulação. 

No início do seu ciclo menstrual, a actividade das mulheres cérebro em resposta ao stress foi semelhante aos homens. Mas a resposta dos homens ao estresse foi muito maior quando comparado às mulheres durante a ovulação.

Foi descoberto que as mulheres têm sido dotadas de uma capacidade de hormônio natural para regular a resposta ao estresse no cérebro que difere os homens.
As diferenças mais significativas foram detectadas em regiões do cérebro que controlam a resposta de excitação. As descobertas sugerem que as diferenças do género no circuito da resposta ao estresse são hormonalmente reguladas através do controle de excitação. 

Estatísticas entre homens e mulheres

Os resultados foram surpreendentes, uma vez que homens e mulheres relataram ter os estímulos estressantes da mesma forma apesar de seus cérebros serem ativados de forma diferente.
Foi observado que as doenças afetadas pelo estresse muitas vezes apresentam de forma diferente em homens e mulheres. 

Portanto, compreender as diferenças sexuais no controle do estresse no cérebro pode fornecer pistas para a compreensão da natureza desses distúrbios crónicos de saúde. Mapeando o sexo específico fisiologia do cérebro também irá fornecer a base para o desenvolvimento de sexo-específicos tratamentos para essas doenças.

 O estudo foi publicado também no Journal of Neuroscience  

Em: Divulgar 


Tags: stress   
    
   
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net