O lado esquerdo e direito do cérebro

Postado por Rui Fonte em quarta, outubro 23, 2013 Em: Divulgar

Tenha sido em livros, filmes ou até através de pessoas, provavelmente você já ouviu a frase "devias de pôr a trabalhar mais o lado esquerdo do cérebro". A popularidade sugere que o lado direito pertence aos criativos, pensativos e subjetivos e do esquerdo aos lógicos, analíticos e objetivos, entretanto, pode surpreender saber que essa ideia é um pouco mais que um mito.

A separação

A teoria do cérebro esquerdo\direito teve origem no trabalho de Roger W. Sperry, que recebeu o Prémio Nobel em 1981. Ele separou e identificou as funções dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro.
Na psicologia , a teoria é baseada no que é conhecida como a lateralização da função cerebral.

Mito

É comum ouvir as pessoas dizer que preferem um tipo de pensamento sobre o outro ou que é mais inteligente porque o lado esquerdo esta mais desenvolvido que o direito. Bem, tal como em todo o tema, também na psicologia existem mitos, a verdade é que não há evidências para afirmar que uma pessoa esta a pensar mais com um dos lados ou que existe um domínio de um lado sobre o outro, isso é feito de forma dramática e exagerada.

Pesquisa

Recentemente, a Universidade de Utah, neuro-cientistas afirmam que não há evidências em imagens do cérebro que indiquem que algumas pessoas usam mais o lado direito ou esquerdo do cérebro.
Segundo Jeff Anderson... 

"É absolutamente verdade que algumas funções cerebrais ocorrem em um ou outro lado do cérebro. Língua tende a ser do lado esquerdo, o processo de “atenção” mais à direita. Mas as pessoas não tendem a ter um cérebro de hemisfério esquerdo ou direito mais forte”


Também poderá gostar de  : Os inimigos do cérebro

Os lados

De qualquer forma a teoria de algumas das capacidades que são popularmente associadas com o lado direito do cérebro incluem:

Reconhecer rostos
Expressar emoções
Música
Emoções leitura
Cores
Imagens
Intuição
Criatividade

O lado esquerdo do cérebro é frequentemente descrito como sendo melhor em:

Linguagem
Lógica
O pensamento crítico
Números
Raciocínio
Analise
Factos

Resumindo, o facto de uma pessoa ser mais criativa, não quer dizer que o lado direito seja o seu lado dominante ou que esteja mais desenvolvido. Tudo indica que os traços de personalidade nada têm a haver com um dos lados ser mais activo que o outro, mais visível parecem ser as conexões entre ambos os lados, que parece ser o factor mais determinante, ou seja, tudo é feito em conjunto.

Em: Divulgar 


Tags: cérebro   
    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net