O que é a dopamina?

Postado por Rui Fonte em segunda, maio 11, 2015 Em: Questões

A dopamina foi sintetizada pela primeira vez em 1910, a palavra e pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, da dependência de drogas à doença de Parkinson ou até para um filme de Hollywood a dopamina faz parte da cultura dominante mas principalmente para um tema de pesquisa na neurociência. Ela tem sido parte de mais de 110.000 documentos de pesquisa nos últimos 60 anos, mas apesar disso ainda é uma fonte de controvérsia entre os neurocientistas. A tentativa de resumir a sua função num breve post não é fácil,  vou tentar explicar da minha melhor maneira.

O que é

A dopamina é um neurotransmissor que ajuda a controlar a recompensa e o prazer do cérebro. Também ajuda a regular o movimento e respostas emocionais, isso nos permite não só a ver as recompensa, mas a tomar medidas necessárias para a conseguir. A deficiência de dopamina na doença de Parkinson ou em pessoas com baixa atividade de dopamina podem ser mais propensas a um vício. 

Onde é produzida

É produzida em várias áreas do cérebro, incluindo na substância nigra e na área ventral tegmental. Também pode ser utilizada como medicamento. Ela age sobre o sistema nervoso simpático. Aplicação da dopamina leva a um aumento da frequência cardíaca e pressão arterial.
Como não consegue atravessar a barreira sangue\cérebro, não afecta directamente o sistema nervoso central.

Deficiência da mesma

Níveis deficientes actividade de dopamina no cérebro estão relacionados com a depressão, Parkinson's, aumento de peso, falta de libido ou falta de concentração. Normalmente é caracterizada por uma baixa de energia e um estado desmotivado.

Leia também - Cortisol no corpo
Leia também - O que é a serotomina

Para resumir 

A dopamina é uma substância química do cérebro que afeta as suas emoções, movimentos, sensações de prazer e dor. Está relacionada com a energia do cérebro, motivação, um ligado sentimento e emoção sobre novas ideias.

Em: Questões 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net