Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

A ansiedade ainda é vista com preconceito

Postado por Rui Fonte em segunda, agosto 21, 2017 Em: Doenças mentais

Não me diga que nunca foi questionado\a se essa ansiedade que tem não passa de uma mania? Comigo já, inclusive até já fui motivo de gozo. Não é só a ansiedade é vista como doença feita de preconceitos, qualquer transtorno mental é visto dessa forma.  

A biologia da ansiedade inclui o medo condicionado, processado por vias ou conexões existentes no cérebro. Uma alteração genética pode contribuir para o desencadeamento da ansiedade e, simplificadamente, alterações funcionais e estruturais do sistema nervoso central estão implicadas na gênese da ansiedade. Ou seja, trata-se de um transtorno com causas biológicas, diferentemente do que muitos chamam de “fraqueza”, “frescura” etc.

Há vários fatores envolvidos na etiologia (causa), incluindo os biológicos, psicológicos e até sociais e a complexa interação entre eles pode dar resultados inesperados ou imprevisíveis. Qualquer um de nós pode sofrer de transtorno de ansiedade ao longo da vida, porque o que difere é apenas o limiar de cada pessoa para o desencadeamento da doença.

Mais informação de ansiedade

Anatomia da Ansiedade

Embora a ansiedade atinja uma em cada cinco pessoas de forma mais intensa, raramente é diagnosticada no início. As pessoas a confundem com estresse do cotidiano devido à rotina profissional, familiar, entre outras causas. Dependendo do tipo de transtorno de ansiedade, a frequência costuma ser maior nas mulheres variando de 1,5 a 3 vezes a encontrada nos homens. Alguns fatores como gatilhos hormonais e resposta diferente a estressores sócio-ambientais e afetivos podem justificar a maior prevalência no sexo feminino.

A somatização, que é quando a ansiedade passa a produzir sintomas físicos, reduz a chance de detecção dos transtornos ansiosos, para os clínicos, entre 77% e 22%. Ou seja, aquela gastrite ou cervicalgia que você tem, pode ser nada menos que a ansiedade!
E, como doença mental ainda é vista com preconceito, inclusive por profissionais da Saúde, há muitas falhas em diagnósticos e retardamento no tratamento.

Em: Doenças mentais 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net