Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

A minha endoscopia digestiva alta

Postado por Rui Fonte em quinta, junho 6, 2013 Em: Testes e Exames

Um dos principais sintomas que sempre me queixei na ansiedade, é o mau estar abdominal, é sabido que a ansiedade ataca e muito o estômago, causando o estômago pesado, náuseas e mau estar geral. Na minha ultima consulta de rotina de psiquiatria a minha medica aconselhou-me a ir a um especialista de gastro e fazer uns exames abdominais, há vários anos no inicio quando me apareceu a TAG fiz vários mas chegou a altura de fazer uns novos. Depois de consultar o especialista ele me passou vários, entre eles estava uma endoscopia digestiva, exame que nunca tinha feito!

Artigo - Superar mau estar abdominal

É complicado e difícil de o fazer?

Não! Antes de o ir fazer falei com varias pessoas e pesquisei sobre ele, afinal vamos ser "invadidos" com um tudo bem comprido (cerca 1 metro) e de diâmetro (10 mm), depois de o ver até fiquei a pensar como era possível que coubesse todo cá dentro mas nada mais que isso, ao contrario de certos dramas que me contaram acreditem, é fácil de o fazer, claro que pode ser mais complicado para uns do que para outros, mas não vale a pena ficar em pânico. Não doí, apenas é um pouco desconfortável, pelas razoes óbvias. Também é um pouco embaraçoso já que passamos o exame a arrotar e a com sensação de vomito, e no final ficamos babados, tudo normal. Ou seja, resumindo, é ficar deitado para o lado esquerdo, depois metem um protector bocal para facilitar a entrada e para não morder o tubo flexível, a garganta é anestesiada (pelo tubo) e deixar o medico fazer o trabalho dele, o única coisa que temos que fazer é manter a calma e engolir quando ele pede.

Em que consiste

O exame é simples, serve para ver o esófago, estômago e duodeno (observação do tubo digestivo alto), em diagnostico demora cerca de três minutos (muito rápido), pode ser feito com sedação ou sem, sinceramente faz-se bem sem sedação mas caso não consiga, pode-se optar por ela, ai nem nos vamos lembrar que se fez o exame. É o melhor exame diagnostico abdominal, já que o medico vê e grava o interior em tempo real.


Observações

Se estiver preocupado\a em fazer o exame fique descansado\, faz-se bem, a principal dica é a respiração lenta e profunda, sim, não se preocupem, o tubo não corta a respiração em nenhuma altura, também não vai haver vómitos porque vamos estar em jejum de 12 horas, quando der conta já acabou. No final quando a anestesia passa (na garganta) é normal ficar com uma dor mas passa.

Em: Testes e Exames 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net