Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Alguns mitos sobre a depressão

Postado por Rui Fonte em sexta, junho 19, 2015 Em: Mitos e Factos

Dentro da sociedade todos têm uma ideia clara acerca da depressão, por exemplo é sabido que é um problema mental, não se vê, gera tristeza, falta de vontade, etc. Mas ainda existem alguns equívocos por essa sociedade fora que fazem de quem a tem, muito mais difícil de lidar.
Deixo aqui os mitos mais comuns acerca dela.

É normal

Todo mundo se sente triste em algum momento da vida, mas quando falamos de depressão, estamos falando de algo que é muito mais grave do que apenas estar triste. É quando uma pessoa sente uma tristeza tão grave que interfere com a vida quotidiana e provoca sintomas como perda de apetite, problemas em dormir, perda de concentração e ou baixos níveis de energia. A depressão também dura mais do que um ataque de tristeza.

Falar é o suficiente para a tratar

Falar e ouvir alguém de confiança é uma óptima maneira de lidar com os altos e baixos da vida. Mas quando o assunto é depressão, as coisas podem ser mais complicadas do que isso.
Assim como qualquer outra doença, requer tratamento por parte dos profissionais para lidar com as causas e sintomas da doença. Falando sobre depressão com um amigo ou membro da família confiável pode ajudar num curto espaço de tempo, mas a gravidade da depressão não deve ser ignorado.

É apenas o resultado de um momento difícil

Embora seja verdade que a depressão possa começar depois de um período difícil, como depois de um mau relacionamento ou após a perda de um emprego mas não é sempre o caso. A depressão pode ser causada por outros factores, tais como genética ou desequilíbrios químicos que ocorrem no cérebro. É por isso que a depressão pode afetar qualquer pessoa, independentemente de quão grande a vida vai indo.

Leia também - Perguntas Frequentes
Leia também - O que é a depressão

Tem de ser tratada com antidepressivos

Isso não é verdade, nem em todos os casos é necessário. Dependendo da gravidade e da causa, pode ser recomendado diferentes métodos de tratamento. Para depressão leve a moderada, a primeira escolha do tratamento deve ser terapias psicológicas. Mas, se sua depressão é grave, o seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar você a gerênciar sua vida.

Você simplesmente pode sair dessa

Mito bem grande, as pessoas não escolhem ficar deprimidas, da mesma forma que as pessoas com cancro não optam por ter cancro. Dito isso, dizer a uma pessoa com depressão que tem que obter controle, é mais prejudicial do que útil. A taxa de sucesso do tratamento é alta e deixe-se de conselhos fúteis que nada ajudam.
 
Só acontece aos fracos

A crença de que é um efeito colateral de fraqueza é um equívoco prejudicial. É um facto que existem pessoas melhor preparadas mentalmente que outras mas também pode acontecer com elas. A depressão é uma doença, da mesma forma que a diabetes ou esclerose múltipla é uma doença. Mas as pessoas com doenças físicas não são responsabilizados por suas condições da maneira como as pessoas com doenças mentais são.
Sendo assim, mesmo aqueles que são tradicionalmente considerados "fortes", ou parecem não ter razões óbvias nas suas vidas para serem deprimidos podem o perfeitamente ser vitimas da doença.

Em: Mitos e Factos 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net