Como aumentar a resiliência

Postado por Rui Fonte em domingo, setembro 22, 2013 Em: Manuais e Dicas

Um dos principais temas que se estuda em Psicologia Positiva é a importância da resiliência. Algumas pessoas parecem ter uma resiliência natural, outras não, mas esses comportamentos podem aprendidos. A seguir, estão apenas algumas das técnicas em que você deve concentrar-se, a fim de promover a sua própria resiliência.

Criar crenças positivas
Já várias pesquisas demonstraram que a auto-estima desempenha um papel importante no enfrentamento do stress e na recuperação de eventos difíceis. Isso vai tornar a pessoa mais confiante na sua própria capacidade de reagir e lidar com a crise, é uma óptima maneira de construir a resiliência para o futuro.

Encontre o propósito na sua vida
Diante da crise ou tragédia, encontrar um senso de propósito pode desempenhar um papel importante na recuperação. Isso pode levar você a envolver-se na sua comunidade, cultivar sua espiritualidade ou participar em atividades que perceba que são significativas para si.
  
Seja socialmente forte
Ter pessoas amigas em seu redor atua como um fator de proteção em tempos de crise, por isso é importante ter pessoas em que você pode confiar, eles vão permitir que você compartilhe os seus sentimentos, ganhar o apoio, receber um feedback positivo e ajudar a chegar a soluções para seus problemas.

Aceitar a mudança
A flexibilidade é uma parte essencial da resiliência. Ao aprender a ser mais adaptável, você estará melhor equipado para responder, quando confrontado com uma crise da vida. Pessoas resilientes, muitas vezes utilizam esses eventos como uma oportunidade para se diversificar em novas direções. Enquanto algumas pessoas podem ser esmagadas por mudanças repentinas outras são capazes de se adaptar e prosperar.

Seja optimista
Muito difícil, principalmente em períodos escuros, mas mantendo uma perspectiva esperançosa é uma parte importante da resiliência. O pensamento positivo não significa ignorar o problema, significa entender que as dificuldades são passageiras e que você tem as competências e habilidades para combater os desafios que enfrenta.

Cuide de si
Quando você está em stress pode ser muito fácil negligenciar as suas próprias necessidades. Perda de apetite, ignorando o exercício e não dormir o suficiente são todas as reações comuns a uma situação de crise. Não faça isso, ao cuidar das suas próprias necessidades, você pode aumentar a sua saúde em geral, resistência e estar totalmente pronto para enfrentar os desafios da vida.

Poderá gostar de: Exemplo de resiliência 
Lance Armstrong

Resolução de problemas
Ser capaz de encontrar soluções para um problema é importante. Sempre que você encontrar um novo desafio, fazer uma breve lista de algumas das possíveis maneiras que você poderia resolver o problema. Experimente com diferentes estratégias e concentre-se no desenvolvimento de uma forma lógica para trabalhar com os problemas comuns. Ao praticar as suas habilidades, você estará melhor preparado para lidar quando um sério desafio emerge.

Definir metas
As situações de crise são assustadoras. Elas podem até parecer impossíveis de resolver, mas como se costuma dizer, tudo tem a sua solução. As pessoas resilientes são capazes de ver essas situações de uma forma realista e em seguida definir metas razoáveis ​​para lidar com o problema. Ou seja, debater possíveis soluções, e depois dividi-las em etapas administráveis​​.

Poderá também de gostar: Os ingredientes da resiliência

Em passos de bebé
Ficar à espera que um problema se vá embora só vai aumentar a crise, pode não haver um solução rápida e simples, mas você pode tomar medidas para tornar a sua situação melhor e menos stressante. Concentre-se no progresso que você fez até agora e planeie os seus próximos passos, ao invés de tornar-se desanimado com a quantidade de trabalho que ainda precisa ser realizado.

Resiliência pode levar algum tempo a ser construída, por isso não desanime. A resiliência não é uma coisa extraordinária, mas é bastante comum e pode ser aprendida por todos. Resiliência psicológica não envolve qualquer conjunto específico de comportamentos ou ações, mas pode variar dramaticamente de uma pessoa para outra. 
Concentre-se na prática de algumas das características comuns das pessoas resilientes, mas também lembre-se de desenvolver os seus pontos fortes existentes.

Em: Manuais e Dicas 


Tags: resiliência   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net