Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Diminuir as crises com desporto

Postado por Rui Fonte em quinta, agosto 7, 2014 Em: Desporto

Gostava de partilhar convosco este texto que me chegou de e-mail, quem me enviou foi um ginásio (academia) muito conceituado a nível mundial. Já tenho falado desta poderosa arma que temos ao nosso dispor mas o melhor é mesmo ler.  

Em casos patológicos, quando a frequência e a intensidade das manifestações aumentam, a vida do indivíduo é afetada, nas suas relações pessoais e sociais podendo também afetar a sua vida profissional.

A evolução do exercício físico como promotor de saúde vem desde há pouco mais de um século, quando este era encarado como rotina do dia a dia das pessoas (cortar lenha, fazer longas caminhadas para o trabalho, etc). Com as mudanças socio-culturais, ocorridas com a evolução dos tempos, observou-se uma mudança de hábitos por parte do ser humano causados pelo aumento da carga horária, postos de trabalhos mais sedentários, obesidade e stress refletindo-se na saúde e bem-estar da população.

Leia também - Benefícios do exercício físico no cerebro

Esta mudança de hábitos aumentou também a preocupação em atingir uma vida mais saudável, através da prática de exercício físico, baseando-se nos seus benefícios:

Diminuição da frequência cardíaca de repouso
Aumento da flexibilidade, força, resistência aeróbia e anaeróbia
Diminuição do risco de patologias cardiovasculares e ortopédicas
Redução da fadiga e ansiedade
Aumento da autoestima
Aumento da capacidade de resposta do sistema nervoso



Quando aplicados à área emocional, estudos sugerem que a atividade física pode ser um meio alternativo excelente para libertar tensões, emoções e frustrações acumuladas.

Apesar de não se poder afirmar exatamente qual o mecanismo de ação do exercício sobre a área emocional, existem algumas teorias propostas para explicar esses fatores.
Baseado em mecanismos psicológicos verifica-se que o exercício tem a capacidade de transformar sentimentos e pensamentos negativos em positivos, havendo uma melhoria na autoestima da pessoa, uma maior interação social e uma maior distração das preocupações do dia a dia.

Os mecanismos fisiológicos, que aumentam durante o exercício físico são:

Aumento da produção de neurotransmissores (serotonina, dopamina e norepinefrina) de efeito Anti-depressivo e de endorfinas (reduzem a dor e produzem um estado de euforia)
Aumento da aptidão cardiovascular
Aumento da temperatura corporal (efeito tranquilizador)
Aumento do relaxamento muscular
Efeito muito positivo na diminuição da ansiedade

Vários estudos apontam que a prática regular de exercício físico, devidamente prescrito e personalizado, contribui para uma melhoria do bem estar físico e psicológico. Individual ou em grupo, muitas ou poucas vezes por semana, deixe-se contagiar por todas as vantagens acima descritas e melhore a sua qualidade de vida.


Glossário:

Neurotransmissores: qualquer agente químico especializado libertado por uma célula pre-sinaptica que estimula ou inibe a célula pos-sinaptica

Serotonina: neurotransmissor inibitório da ansiedade e indutor do sono.

Dopamina: nurotransissor excitatório que aumenta a resposta motora

Norepinefrina: neurotransmissor excitatório ou inibitório que controla a resposta da ansiedade, sono e humor

Endorfinas: moléculas que regulam a sensação de dor

Glossário Completo

Fonte:Holmes Place

Em: Desporto 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net