Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Falta de ar durante um ataque de pânico

Postado por Rui Fonte em sexta, setembro 6, 2013 Em: Sintomas

A falta de ar acontece a todos nós de tempos a tempos, e até pode ser apenas uma questão sem importância e passa despercebida. Claro que pode haver mil e uma condições que provoquem a falta de ar mas vamos ver porque este sintoma ocorre durante o ataque de pânico.

Como funciona

Quando respiramos, inspiramos oxigénio e expiramos gás carbónico. Quando nos sentimos muito ansiosos ou temos um ataque de pânico entramos numa condição que dá pelo nome de hiperventilação, isso significa que existe um aumento grande de ar a circular nos pulmões.
Durante essa respiração excessiva são criados baixos níveis de dióxido de carbono no sangue, isso faz com que entremos em modo de hiperventilação.
Muitas vezes, o pânico e hiperventilação tornam-se num ciclo vicioso. Pânico leva a respiração rápida, e respirando rapidamente pode fazer com que você se sinta em pânico.

Outros exemplos

É bastante comum no exercício ocorrer a falta de ar, mas depois de alguns minutos de descanso, você rapidamente recupera o fôlego e começa a respirar normalmente, na gravidez também é comum. É sempre bom visitar o seu médico, ele irá determinar a causa.


Causas

Se você se sente nesse caso frequentemente, você pode ter síndrome de hiperventilação, que é desencadeada por emoções de stress, ansiedade, depressão ou raiva. Hiperventilação ocasional de pânico está geralmente relacionada a um medo ou fobia específica, tais como medo de altura, morrendo, ou em espaços fechados (claustrofobia).

Sintomas comuns

Na hiperventilação, você pode não estar ciente de que está respirando rápido. No entanto, você estará ciente de ter muitos dos outros sintomas, incluindo:

Arroto
Inchaço
Dor no peito
Confusão
Tontura
Boca seca
Espasmos musculares nas mãos e pés
Dormência e formigamento nos braços ou ao redor da boca
Taquicardia
Falta de ar
Distúrbios do sono
Fraqueza

O que fazer

É normal e não mata, mas mete muito medo e ficamos sem reação, existem técnicas para normalizar a respiração, depois de trabalhadas é o nosso maior aliado, elas são ensinadas em diversas terapias, para saber mais leiam estes artigos:

Artigo - Reduzir a hipertilação

Página - Dicas Autoajuda

Em: Sintomas 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net