Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Mitos e fatos sobre a raiva

Postado por Rui Fonte em segunda, janeiro 7, 2013 Em: Mitos e Factos

A raiva é uma emoção caracterizada por um antagonismo em relação a alguém ou a algo. A emoção da raiva não é bom nem é mau. É perfeitamente saudável, é normal sentir raiva quando você foi maltratado\a ou injustiçado\a. O sentimento não é o problema, o que você faz com ele é que faz a diferença. A raiva se torna um problema quando ela prejudica você, outras pessoas ou que você sinta que tenha deliberadamente feito algo de errado. Por outro lado, a raiva pode ser uma coisa boa. Pode dar-lhe uma forma de expressar sentimentos negativos, por exemplo, ou então motivá-lo\a a encontrar soluções para os seus problemas. Mas a raiva excessiva pode causar problemas. Aumento da pressão arterial ou outras alterações físicas associadas com a raiva tornam difícil o pensar direito e prejudica a sua saúde física e mental. Existem uns mitos em uma grande parte das pessoas, uns pensam que é mau, outros pensam que é uma forma de impor o respeito, mas não é bem assim, senão veja:

Mito: Eu não deveria "segurar" a minha raiva. É saudável falar e deita-la fora. 

Fato: Embora seja verdade que suprimir a raiva e ignora-la não é saudável, a raiva não é algo que você tem que "deixar sair" de forma agressiva a fim de evitar a sua explosão. De fato, essas explosões servem apenas para alimentar o fogo e reforçar o seu problema da raiva. 

Mito: Raiva, agressão e intimidação pode-me ajudar a ganhar respeito e a conseguir o que quero. 

Fato: O verdadeiro poder não vem de intimidação a outros. As pessoas podem ter medo de você, mas eles não vão respeitá-lo\a se você não poder se controlar ou manipular os pontos de vista opostos. Outros vão estar mais dispostos a ouvi-lo e atender às suas necessidades se você se comunicar de uma forma respeitosa. 

Mito: Eu não me posso ajudar. A raiva não é algo que você possa controlar. 

Fato: Na verdade, você não pode sempre controlar a situação que você está a sentir ou como ela a faz sentir, mas você pode controlar a forma de como você expressa a sua raiva. Você pode expressar a sua raiva sem ser verbal ou fisicamente abusivo\a. Mesmo se alguém o\a está desafiando, você tem sempre uma escolha de como responder. 

Mito: A gerência da raiva é sobre aprender a reprimir sua raiva. 

Fato: Ficar com raiva não é uma boa meta. A raiva é normal, e ela mais tarde ou mais cedo vai sair, independentemente que você faça para suprimi-la. A gerência da raiva é tudo sobre como se tornar consciente de seus sentimentos subjacentes, necessidades e desenvolver maneiras mais saudáveis e de administrar o chateado. Ao invés de tentar reprimir sua raiva, o objectivo é expressa-la de forma construtiva. 

Portanto, quanto estiver em um dia de raiva, já sabe, lembre-se deste texto.

 

Em: Mitos e Factos 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net