O Mini Exame do Estado Mental (MEEM)

Postado por Rui Fonte em quarta, janeiro 23, 2013 Em: Testes e Exames

O mini exame do estado mental (MEEM) também conhecido como teste de Folstein é um instrumento muito utilizado para rastreamento da função cognitiva. Este exame não é adequado para fazer um diagnóstico, mas pode ser usado para indicar a presença de uma disfunção cognitiva, por exemplo numa pessoa com suspeitas de demência ou após uma lesão cerebral. O MEEM é muito mais sensível na detecção de uma disfunção cognitiva do que o uso de um questionamento informal ou numa impressão geral de orientação para um paciente. 

Este é um exame que implica responder a uma serie de perguntas em onze categorias diferentes:

Orientação temporal 
Orientação espacial 
Fixação 
Atenção e cálculo 
Memória 
Nomeação 
Repetição 
Compreensão 
Leitura 
Escrita 
Desenho 

Visão geral

• O teste leva apenas cerca de 10 a 15 minutos a ser efectuado, mas é limitado, porque não vai detectar perdas de memória subtis, especialmente em pacientes bem educados.

• Pessoas de diferentes grupos culturais, de baixa inteligência ou educação, podem conseguir poucos pontos durante o exame, devido à ausência de comprometimento cognitivo e as pessoas bem-educadas podem ser bem sucedidas, por reunirem as condições de um bom comprometimento cognitivo. 

• O MEEM prevê medidas de orientação, registo (memória imediata), memória de curto prazo (mas não memória de longo prazo), bem como o funcionamento da linguagem.

Pontuação

Com uma pontuação entre 25-30 numa escala de 30 são considerados normais, entre 21-24 como é considerada leve, entre 10-20 é considerada moderada e com  <10 como vista como insuficiência grave. O MEEM pode não ser uma avaliação adequada, se o paciente tiver uma aprendizagem, linguística ou comunicação deficiente.

Em: Testes e Exames 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net