O poder do silêncio

Postado por Rui Fonte em quinta, julho 30, 2015 Em: Guest Post

Tem horas que queremos tanto convencer alguém a entender nosso ponto de vista ou conseguir alguma coisa que ligamos o modo matraca e não paramos de argumentar. E isso muitas vezes é o que nos impede de sermos compreendidos ou de conseguir o que queremos. 

Podemos até ter razão, mas no desespero de fazer o outro perceber acabamos misturando um monte de assunto, e o que a gente estava falando fica ali meio perdido entre uma ofensa e outra, e histórias mal resolvidas do passado. Fora que quanto mais a gente fala, mais cheia a cabeça do outro vai ficando, e, nessa hora, em vez de ligar o modo empático pra entender o que estamos sentindo ou pedindo, a pessoa liga o modo ataque já que nos tornamos um inimigo da paz com tanto falatório e acusações. 

É por isso que eu reforço sempre que posso que o silêncio, um bom carinho, uma voltinha (depende do caso) argumenta melhor que mil palavras. Se você já tentou explicar e não deu, já tentou de outra forma e também não rolou, é melhor esperar um outro momento para falar de novo ou dar um tempo pra pessoa pensar no que foi falado. 

Às vezes cinco minutos são suficientes para pessoa esfriar a cabeça, e isso vai mostrar que você se importa não só com você, e isso ajuda ela (e) a se importar com você também. Cinco minutos pode ser a oportunidade para você falar de um outro jeito, com outro tom e palavras. Cinco minutos pode ser suficiente para não estragar tudo, então, vale investir em falar menos, em esperar um pouco. Às vezes é de mais silêncio que precisamos, não de mais palavras.

Tamires Damasio

Em: Guest Post 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net