O que é um transtorno bipolar

Postado por rui vladman fonte em segunda, dezembro 3, 2012 Em: Doenças mentais

Uma desordem bipolar,também é conhecida pelo seu antigo nome "depressão maníaca", é um transtorno mental que se caracteriza pela constante mutação do humor. Uma pessoa com transtorno bipolar experimenta uma alternada de "altos" (o que os médicos chamam de " mania ") e" baixos "(também conhecido como depressão ). Ambos podem ser breves, de apenas algumas horas a alguns dias, ou mais, com a duração de várias semanas ou mesmo meses. Os períodos de mania e depressão variam de pessoa para pessoa, muitas pessoas podem passar por períodos muito breves desses humores intensos, e podem não estar cientes de que  têm o transtorno bipolar.

Episódio maníaco vs depressão

Um episódio maníaco é caracterizado por extrema felicidade, hiperatividade, pouca necessidade de sono e pensamentos acelerados, o que pode levar até a uma fala rápida. Um episódio depressivo é caracterizado por extrema tristeza, falta de energia ou interesse em coisas, uma incapacidade de desfrutar de actividades prazerosas e sentimentos de desamparo e desesperança. Em média, uma pessoa com transtorno bipolar pode ter até três anos de humor normal entre os episódios de mania ou depressão. 

 

O transtorno bipolar é recorrente, o que significa que mais de 90% dos indivíduos que têm um episódio maníaco único vai continuar a experimentar episódios futuros. Cerca de 70% dos episódios maníacos na perturbação bipolar ocorrem imediatamente antes ou depois de um episódio depressivo. O tratamento visa a reduzir os sentimentos de mania e depressão associada com a doença, e restaurar o equilíbrio para o humor da pessoa. 
Quem tem um transtorno bipolar geralmente descreve a sua experiência como estar em uma montanha russa emocional. Como andar a correr para cima e para baixo entre as emoções fortes, o que dificulta uma vida normal. As emoções, pensamentos e comportamentos de uma pessoa com um transtorno bipolar são frequentemente mantidas além do controle. Amigos, colegas de trabalho e familiares podem, por vezes, intervir para tentar ajudar a proteger os seus interesses e da sua saúde. Isso faz com que a condição seja desgastante não só para o doente, mas também para aqueles que têm contacto com ela.

Veja também - As causas do transtorno bipolar 

Em: Doenças mentais 


Tags: bipolar   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net