Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

O que é a esquizofrenia, causas e sintomas

Postado por Rui Fonte em quinta, setembro 18, 2014 Em: Doenças mentais

Nome esquisito para uma desordem esquisita. Ao longo da história documentada, esta desordem que hoje conhecemos como a esquizofrenia tem sido uma fonte de perplexidade. Antigamente quem sofria da doença, eram pensados que estavam possuídos por demónios e eram temidos, atormentados, exilados ou presos para sempre.

Ainda hoje

Apesar dos avanços na compreensão das suas causas e tratamento, a esquizofrenia continua a confundir os profissionais de saúde e o público em geral. Por exemplo, é mais fácil para a pessoa lidar com a idéia do cancro do que é entender o comportamento estranho, alucinações ou ideias estranhas de uma pessoa com esquizofrenia.

Delírios e alucinações

Um dos sintomas mais evidentes causados pela esquizofrenia envolve a forma de como uma pessoa pensa. O indivíduo pode perder grande parte da capacidade de avaliar racionalmente o seu ambiente e as interações com os outros. Costumam acreditar em coisas que não são verdadeiras e podem ter dificuldade em aceitar o que eles vêem como a realidade verdadeira.
Por exemplo, alguém com esquizofrenia pode agir de uma maneira extremamente paranóica, compra de vários cadeados para as portas, verificando sempre quem anda atrás deles enquanto eles andam em público, recusando-se a falar ao telefone, etc. Sem contexto, esses comportamentos podem parecer irracionais e ilógicos. Mas, para alguém com esquizofrenia, estes comportamentos podem refletir uma reação das suas falsas crenças que alguém imaginário esta a prendê-los e a orienta-los.

Pode ler também - Exorcismo verdade ou mentira

Sinais de alerta

O início a maioria das pessoas tem uma deterioração gradual que ocorre no início da idade adulta. Entes queridos e amigos podem detectar sinais de alerta muito antes de ocorrem os principais sintomas. Durante esta fase inicial, uma pessoa pode parecer sem objetivos na sua vida, tornando-se cada vez mais excêntricos e desmotivados. Podem pode isolar-se e retirar-se de situações familiares e amigos. Eles podem parar de se envolver em outras atividades que costumavam desfrutar.



Os sinais de alerta que podem indicar que alguém está indo em direção a um episódio de esquizofrenia incluem:

Isolamento social
Declarações ou crenças irracionais estranhas
Aumento da paranóia ou questionar as motivações dos outros 
Tornando-se sem emoção 
Hostilidade ou desconfiança 
A dependência crescente de drogas ou álcool (numa tentativa de auto-medicar) 
Falta de motivação 
Falando de uma maneira estranha
Riso impróprio 
Insónia ou sono excessivo 
Deterioração da sua aparência e higiene pessoal
Delírios (confusão mental)
Alucinações, sobretudo auditivas e visuais

Enquanto não há nenhuma garantia de que um ou mais destes sintomas levará à esquizofrenia, ocorrendo em conjunto deve ser motivo de preocupação, especialmente se se verificar que o indivíduo está a piorar com o tempo.

Causas

Tal como acontece com muitos transtornos mentais, as causas da esquizofrenia são pouco compreendidas. A teoria genética admite que genes podem estar envolvidos, contribuindo juntamente com os fatores ambientais para o desencadear do transtorno, assim como, um quadro psicológico, ambiente, histórico familiar da doença e de outros transtornos mentais.

Em: Doenças mentais 


Tags: esquizofrenia  doença mental   
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net