Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

O que é Psicologia Gestalt?

Postado por rui vladman fonte em segunda, junho 18, 2012 Em: Questões


Gestalt  é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura”.
A psicologia Gestalt é uma forma de pensamento que olha para a mente e o comportamento humano como um todo. 
Originário na obra de Max Wertheimer, a psicologia da Gestalt formado em parte como uma resposta ao estruturalismo, o desenvolvimento desta área da psicologia foi influenciado por uma série de pensadores, incluindo Immanuel Kant, Mach Ernst e Johann Wolfgang von Goethe.
Você já notou como uma série de luzes intermitentes, que muitas vezes parecem estar em movimento, tais como sinais de néon ou cordões de luzes de Natal? 
De acordo com a psicologia da Gestalt, esse movimento aparente acontece porque nas nossas mentes faltam informações.
Max Wertheimer notou que as sequências rápidas de eventos perceptivos, como linhas de luzes piscando, criam a ilusão de movimento, mesmo quando não há nenhuma. Isto é conhecido como o fenómeno phi. Imagens em movimento baseiam-se neste princípio, com uma série de imagens fixas que aparecem em rápida sucessão para formar uma experiência contínua visual.
No entanto, é importante notar que enquanto os psicólogos chamam de Gestalt esses estes fenômenos, um termo mais preciso seria "princípios de organização perceptual.
Estes princípios são muito parecidos com heurísticas , que são atalhos mentais para resolver problemas, ou seja , é um principio natural que faz a nossa mente preencher o que falta.
Este tipo de ilusão é muito usado por psicólogos onde mostra a capacidade de o cérebro assimilar uma mensagem sem perceber um erro aparente.
Podem ver exemplos desses testes aqui.
 

Em: Questões 


Tags: psicologia   
Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net