Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

O seu médico é bom, ou mau?

Postado por rui vladman fonte em domingo, dezembro 2, 2012 Em: Questões


Pessoalmente eu já ouvi muitas vezes como essa pergunta é respondida. Incrivelmente ou não a resposta que mais frequentemente que ouço não é o "não", a resposta que eu mais ouço é um "corte para o lado" bastante claro, "oh, sim, o Dr. X é um grande médico", ou "ah, não, o Dr. X não é um bom médico", fazendo-me pensar como se baseiam as pessoas nessas respostas. É baseado em fatos reais? É baseado na simpatia? É baseado na sua eficácia?
As opiniões utilizadas pelas pessoas para concluir se o seu médico é bom ou mau parecem basear-se de como o medico\a resolveu o seu problema de saúde, positivamente ou não, esta é a razão na decisão mais visível para as pessoas em geral, uns mais prudentes incluem coisas como a forma do médico a\o compreende, suas habilidades de comunicação, as suas atitudes e como serve de utilidade e eficácia para resolver o problema.

O que deveria de estar na base da resposta

Se vamos à procura de ajuda medica é porque temos um problema, é certo que os médicos não fazem milagres, não podemos dizer que o medico é mau porque não nos devolve a nossa saúde, por outro lado também não podemos dizer que é bom porque a devolveu, parece confuso, será que as pessoas só acham que um medico é bom ou mau se devolve ou não a saúde? Sim já ouvi essa versão mas acho que não é a correcta, na verdade a resposta para definir um bom medico é aquele que reúne um conjunto de virtudes, um medico deve ser prestável, compreender o paciente, de como aplica os seu conhecimentos na resolução da doença e principalmente que não pense que esta fazer algum favor em fazer isso!

E os médicos vêm dessa forma  

Não, no geral os médicos não vêm isso da mesma maneira, o juramento que fizeram na escola de medicina muitas vezes não se aplica no mundo real, para a maior parte é apenas mais um trabalho como os outros, seja mau ou bom perante o paciente ele vai sempre pensar que manteve sempre a melhor postura possível.

Factos

Sabemos que não estão a lidar com carro avariado, sabemos que estão a lidar com uma pessoa e que essa mesma pessoa tem por detrás uma família também em sofrimento, sabemos que não fazem milagres, sabemos que é dos cursos (medicina) mais exigentes que existe, sabemos que são pagos para fazer o trabalho e sabemos que depositamos a nossa confiança neles. Agora, pergunto eu, dito isto, porque há médicos maus? Não deveriam de todos ser bons? 
Claro que não, é como em tudo na vida, lá por terem o estatuto de medico não quer dizer que tenham a capacidade de reunir o que é preciso para exercer, mas ATENÇÃO, também há médicos realmente bons em que confiava totalmente neles, não quero de forma alguma difamar a comunidade, mas não há muitos com esse perfil.

A resposta

Apenas cabe ao paciente decidir se o seu medico reúne as condições acima faladas, para mim tem que reunir, é nessa base que eu decido se é ou não um bom profissional de saúde, pessoalmente não lhe vou aumentar o ego dizendo que é muito bom porque me devolveu a saúde, é deveras importante claro mas não o suficiente.

Gostaria imenso que comentassem o que para vocês é um medico bom ou mau 

Em: Questões 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net