O teste Rorschach

Postado por rui vladman fonte em quarta, novembro 7, 2012 Em: Testes e Exames

Possivelmente é o teste psicológico mais conhecido entre nós, mas para que serve talvez poucos o saibam. Os psicólogos usam o teste para tentar examinar as características de personalidade e funcionamento emocional dos seus pacientes. Nunca viram em um filme um senhor segurando um papel com umas manchas de tinta e perguntando a outro " o que vê nesta imagem?", é esse mesmo!

O teste Rorschach é actualmente o segundo teste mais utilizado na avaliação forense, após o MMPI (em outro post eu vou explicar este), e tem sido utilizado no diagnóstico de transtorno de pensamento subjacente e diferenciando psicótico do nao-psicotico pensando nos casos em que o paciente está relutante em admitir abertamente o pensamento psicótico. 

Há dez manchas oficiais, cinco manchas de tinta são de tinta preto no branco. dois são tinta preta e vermelha no branco e três são multi-coloridas. O psicólogo mostra as manchas de tinta em uma determinada ordem e pede ao paciente, por cada cartão, "O que pode ser isso?". Depois que o paciente viu e respondeu a todas as manchas de tinta, o psicólogo dá-lhas e dá um de tempo ele as estudar. O paciente é solicitado a listar tudo o que vê em cada borrão, onde ele vê e diz o que há na mancha que o torna parecido com isso. 

O borrão também pode ser rodada. Como o paciente está a analisar as manchas de tinta, o psicólogo escreve tudo o que o paciente diz ou faz, não importa o quão trivial. Usando a pontuação para estas categorias, o examinador realiza uma série de cálculos matemáticos que produzem um resumo estrutural dos dados de teste. Os resultados do resumo estrutural são interpretados usando dados existentes de investigação empírica sobre características de personalidade que demonstraram estar associados com diferentes tipos de respostas. 

Ambos os cálculos de pontuação e interpretação são muitas vezes feitos electronicamente. 
Um equívoco comum do teste de Rorschach é que a sua interpretação é baseada principalmente no conteúdo da resposta que o examinando vê na mancha de tinta. De facto, o conteúdo da resposta são apenas uma parte relativamente pequena de um amplo conjunto de variáveis ​​que são usados ​​para interpretar os dados de Rorschach.
Tal como muitos testes psicológicos o teste Rorschach gera muita controvérsia e não é aceite por muitos mas de uma forma geral não é desvalorizado pelos psicólogos, o que eu tenho a dizer pessoalmente já que me submeti a ele, é um teste curioso e até divertido de fazer, os resultados dele nunca me foram revelados. 

Em: Testes e Exames 


Tags: testes psicológicos   
    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net