Os processos de saborear a vida

Postado por Rui Fonte em domingo, agosto 31, 2014 Em: Manuais e Dicas

Fred Bryant e Joseph Veroff são os principais psicólogos que descrevem várias estratégias como encorajar, prolongar e intensificar o prazer de uma experiência.
Eles resumiram estes processos como atos de saborear em quatro variedades essenciais, por exemplo um deles é a gratidão, que é uma poderosa técnica para aumentar a felicidade e reduzir a depressão.

Os quatro processos

As quatro variedades essenciais desse processo são - Comprometer-se, fruir, maravilhar-se e dar graças (gratidão).
Estes processos são todos positivos, apesar de alguns terem o seu lado negro caso usados em excesso.

A depressão

Quando a depressão nos coloca atrás da linha de partida no que respeita ao saborear, dê a si próprio permissão para saborear, fruir e livre-se da ansiedade e dos juízos de valor sobre o envolvimento nesses processos.

Leia também - A vida é como um jogo de poker

Então mas quais são esses processos?


Comprazer-se - É o prazer de um feito, quando algo que levamos a cabo é alvo de reconhecimento, admiração ou congratulação. Exemplo - Comprazermos-nos com elogios, triunfos e gloria de um trabalho bem feito.

Fruir - É deleitarmos-nos com prazeres físicos e desfrutar de sensações físicas. Exemplo - Um banho quente, banhos de sol, intimidade sexual, uma massagem, uma refeição, mimos, etc.

Maravilhar-se - É transcender o seu EU para nos maravilharmos com algo espantoso ou por nos sentirmos unidos a algo superior ao EU. Exemplo - Maravilharmos-nos com a natureza, o Universo, um poder superior, ciência, uma pessoa, uma musica, etc.

Dar graças - É reflectir sobre a nossa sorte e sermos invadidos por sentimentos de gratidão para com o agente dessa positividade. Exemplo - Tomar consciência de uma coisa boa nas nossas vidas, vencer probabilidades, caos de sobrevivência, etc.

Leia também - Vida sem ilusões

Como em tudo é necessário um equilíbrio, cada a si o encontrar.

Em: Manuais e Dicas 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net