Religião como Psicologia - Pode Deus ajudar-me?

Postado por Rui Fonte em terça, abril 18, 2017 Em: Opinião Pessoal

Vou já começar por responder à pergunta, sim pode, mas não da maneira que você poderá pensar. Apesar de pessoalmente ser agnóstico é impossível não reconhecer que seja qual for a sua religião ou credo, você pode usar isso a seu favor. Pessoalmente eu não gosto de falar em Deus (seja qual for) o responsável pelo sucesso do que procura, eu acredito que sim, a espiritualidade é a verdadeira causa do seu bem estar e isso não tem nada a haver com um poder superior, tem sim a haver com o seu próprio poder interno.

Diferentes crentes
Vou meter de lado os radicais, aqueles que usam a violência verbal ou física para impor a vontade da sua religião\Deus assim como aqueles que pensam que por irem a igreja aos Domingos já são teólogos, isso é errado, vou sim me focar naquelas pessoas que usam a religião para melhorar o seu bem estar. Essas pessoas podem beneficiar dessa crença, existem muitos estudos epidemiológicos que evidênciam os benefícios da fé, da espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais e não só. 

Entenda
As pessoas têm que encontrar aquilo que faz mais sentido para elas, seja um Deus, um Hobbie, uma ida ao cinema, passear, seja o que for, se você consegue se identificar com uma religião use-a para encontrar o que procura.  

E se eu não acreditar?
Não tem mal, não ter uma religião não faz de si uma pessoa pior nem melhor que alguém que acredita num ser superior, apenas tem que encontrar o que lhe faz sentido, por exemplo, faz-lhe mais sentido jardinagem? Força, vá criar um jardim.

Resumindo
Uma religião de certa forma trata das mesmas áreas de preocupação tratadas na psicologia, por exemplo, enquanto a Bíblia afirma a sua inspiração divina, a Psicoterapia afirma possuir substância científica. Se você é praticante de uma religião saiba que isso é muito bom, use-a a seu favor e não de mais ninguém, a meta comum deve ser estimular o auto-cuidado como valor para a vida...a sua. 

Em: Opinião Pessoal 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net