Porque temos ansiedade?

Postado por Rui Fonte em sexta, março 1, 2013 Em: Questões

Todos os seres humanos já experimentam ansiedade, sim é aquela sensação desconfortável que aparece no corpo quando temos vontade de escapar a algo. O coração começa a bater mais rápido, sente-se náuseas entre muitos outros sintomas no corpo. É como se estivéssemos em perigo e em alerta, mas até não importa como ela se apresenta fisicamente, é uma sensação de desconforto que requer um acção imediata para aliviar.

É um pouco confuso!

Mas se ela é assim tão má porque o corpo nos faz senti-la? Na verdade sem ansiedade, não conseguíamos sobreviver durante muito tempo. Confuso não é? Sim parece, mas a resposta está na luta e fuga, que desempenham um papel importante na selecção natural. Ansiedade diz ao nosso corpo que estamos numa situação perigosa, por exemplo, vamos a andar na rua e vemos um grupo prestes a nos assaltar, ficamos ansiosos ou mesmo nessa mesma rua queremos atravessar para o outro lado mas existe um grande volume de tráfego, nesse caso ficamos com medo e procuramos um sitio mais seguro para o fazer. Ou seja, sem esse conhecimento, não saberíamos diferenciar o perigo do sem perigo nem o que fazer e o desfecho certamente seria fatal. 

Então ela é importante

Mais que isso, é indispensável, a ansiedade com moderação é saudável e normal e que nos garante a sobrevivência. Sem ela, não iríamos sentir a necessidade de estudar antes de um teste, preocuparmos com o futuro dos nossos filhos ou até mesmo fazer uma dieta baixa em colesterol. Ou seja, estudamos antes do teste porque temos medo de ter negativa, fazemos uma vida moderada com receio que possa fazer falta no futuro dos nossos filhos ou fazemos dieta baixa em colesterol porque temos medo de sofrer um ataque cardíaco. Então, ela esta saudavelmente presente nas nossas vidas, ela nada mais faz do que nos proteger contra os perigos, ela nos faz ter medo e o medo é importante para que a vida continue. 


Agora...quando ela aparece sem razão aparente e de forma descontrolada, ai sim é um problema. 

Para saber mais sobre a ansiedade 

Em: Questões 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net