Serão as drogas psiquiátricas seguras?

Postado por Rui Fonte em quinta, outubro 29, 2015 Em: Medicação

Você acabou de sair do seu psiquiatra, vai direito a uma farmácia comprar o remédio que você tem esperança que lhe vá controlar a sua doença, começa a tomar e voilá! Mas isso já você sabe, faz parte das praticas do paciente, o que provavelmente você não sabe é como essa mesma droga foi aprovada para ser vendida no seu pais. 

Quem as aprova?

No que diz respeito as drogas psiquiatras, todas elas vem do mesmo sitio, Estados Unidos. Lá existe uma entidade que tem o nome F.D.A (Food and Drug Administration) que é responsável pela sua aprovação, toda a droga tem que ser minuciosamente testada e estudada antes de ter a sua comercialização aprovada. Segundo os mesmo todas as drogas têm que ser seguras e eficazes. Mas quem testa e estuda essas drogas? 

Para si também - A usa medicação é eficaz?

As fases

Quem as estuda, testa ou regista a sua eficácia não são as entidades reguladoras nem laboratórios independentes mas sim os próprios fabricantes farmacêuticos, o que pode gerar um pouco de controvérsia. Após a determinação da doença em questão é associada à droga que é testada em animais, se for satisfatória o passo seguinte é passar aos humanos que esta dividida em quatro fases. 


As 4 fases até a sua aprovação

Primeira Fase - A droga é testada um pequeno grupo de voluntários, jovens e saudáveis, onde o objetivo é saber se a droga não é excessivamente tóxica e saber os efeitos secundários causados.

Segunda Fase - Mais uma vez é dada a voluntários saudáveis mas o objetivo é descobrir quanto tempo pode a droga ser tomada ate os níveis de toxidade ficarem altos e observar a sua recuperação.

Terceira Fase - Esta é a fase da comparação entre a droga e um placebo, esta fase é bem mais longa que as anteriores 4-8 semanas, envolve cerca de 1000 pacientes. A matemática aqui é confusa e questionável. Exemplo, na aprovação do Prozac onde envolveu 11.000 pacientes apenas 286 completaram as 4-8 semanas sem efeitos secundários. Esses são os testes que vão seguir para a entidade reguladora, no caso da F.D.A só requer 2 desses testes, o fabricante pode conduzir 20 testes e escolher os 2 melhores. 
 
Quarta Fase - Requer que a droga seja acompanhada pelo fabricante para determinar os efeitos secundários na população geral. Esta fase também é relativamente rápida, em alguns meses têm a resposta para entregar na entidade reguladora.Nesta fase também se descobre que a droga pode ser usada noutra patologia. Exemplo, o Zoloft foi aprovado para a depressão major, atualmente serve também para o pânico, pós traumático stress, comportamentos compulsivos, etc.

Para si também - Tomar a sua medicação com segurança

Resumindo

Claro que estas podem ser mais detalhadas o que podia ou não confundir mais o leitor mas fica aqui com uma ideia para responder à pergunta, serão estas drogas seguras?

Em: Medicação 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net