Criado Por Quem Tem Ansiedade

     

Estamos a migrar o website para uma nova plataforma.

   
    

Spinners remédio ou mania?

Postado por Rui Fonte em segunda, julho 3, 2017 Em: Questões
´
Ele é pequeno, colorido, pode ter diversas formas e ser feito de vários tipos de materiais. Essencialmente, tem apenas uma função: girar. Ainda assim, já virou febre no mundo e tem conquistado brasileiros nos últimos tempos. Provavelmente alguém que você conhece ou uma criança que estuda com seu filho tem um ou mais spinners.

Os spinners estão à venda em todo o mundo, enquanto as crianças o utilizam para guerrear com os amiguinhos e tentar fazer truques (como o de equilibrá-lo em um só dedo enquanto ele gira), há quem diga que manuseá-lo é uma boa forma de controlar ansiedade e ataques de pânico.

Remédio ou mania?

Não se sabe ao certo como a febre começou, mas o spinner muitas vezes é vendido com a premissa de ser uma espécie de calmante. No YouTube, é possível encontrar uma enxurrada de vídeos de pessoas mostrando suas coleções e afirmando que o brinquedinho realmente tem ajudado a controlar o estresse. Enquanto isso, porém, a psicóloga Renata Bento conta que não há como fazer essa afirmação.

De acordo com a psicóloga, por enquanto não há estudos que comprovem a eficácia do brinquedo contra a ansiedade, assim como outras “manias” difundidas nas redes sociais, como vídeos de pessoas estourando plástico bolha, cortando blocos de areia com facas e amassando gelecas barulhentas. “Talvez as pessoas tenham essa sensação porque passam muito tempo distraídas e aí têm uma falsa ideia de que aquilo pode trazer calma. Pode ser um momento de brincadeira, de socialização, mas não há nada que comprove que seja terapêutico”, afirma Renata.

Em: Questões 



Alimentação
   
Histórias
   
Desconforto Abdominal
  
Tratamentos
  
Graus da Depressão
   
Medicação
   
Sintomas
      
Dicas - Ansiedade e Pânico
  

Transtornos Da Mente

  

Vladman.net © 2010-2023

vladman.net