Tenho medo normal ou sou hipocondriaco?

Postado por Rui Fonte em quinta, janeiro 31, 2013 Em: Questões

A maioria de nós em alguma altura da vida vai pensar que ter algum sintoma físico pode ser um sinal de uma doença grave. Se o medo preocupante da doença dura mais de 6 meses, pode bem ser um sinal que esta a sofrer de hipocondria. Uma grande parte de hipocondriacos sofre também de algum distúrbio psiquiátrico. Mais de 60% dos pacientes que sofrem de hipocondria também sofrem de depressão, distúrbios de pânico, distúrbio obsessivo-compulsivo ou de transtorno de ansiedade generalizada.

Tempo de duração e recuperação

Uma pessoa com hipocondria pode sofrer durante meses ou até anos. Especialistas dizem que cerca de 30% dos pacientes com  hipocondria, eventualmente melhoram significativamente. A recuperação é mais provável entre pessoas com maior nível sócio-económico em que cuja a depressão ou ansiedade respondem bem ao tratamento.

Quando se inicia 

O porquê das pessoas desenvolverem hipocondria não é clara, mas os especialistas acreditam que muitos factores podem desempenhar o papel. Geralmente ela afecta inicialmente as pessoas durante a idade adulta. Uma pessoa pode começar a sofrer de hipocondria após de se recuperar de uma doença grave, depois de um ente querido ou um amigo próximo tenha ficado doente ou depois de um ente querido ou amigo tenha falecido. Uma condição médica subjacente pode ser um gatilho para a hipocondria. Um paciente que tem um coração fraco pode automaticamente assumir o pior, sempre que ele experimenta sensações relacionadas com doenças do coração. 

Os mais afectados

A maioria dos psicólogos dizem que a maioria das pessoas que desenvolvem hipocondria tendem a ser neuróticas, a auto-críticas ou narcisistas. Alguns perfecionistas podem também sofrer de hipocondria acreditando que ser saudável significa, nunca sentir qualquer dor ou desconforto. Alguém que tenha experimentado aumento do estresse também pode ser afectado.

Em: Questões 



    
   
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net