Factores responsáveis pela depressão

Postado por Rui Fonte em segunda, fevereiro 25, 2013 Em: Divulgar

É uma tarefa quase impossível não ficar, em algum momento da vida vamos estar deprimidos, e como tal precisamos de tempo para nos adaptar a certos acontecimentos traumáticos. O risco de ficarmos deprimidos aumenta se deixar-mos as coisas andarem e não as resolvermos (ver este artigo). Existem factores que contribuem para tais acontecimentos, vou relatar alguns dos mais comuns e preocupantes.

Doença física

O risco de desenvolver uma depressão perante uma doença cronica é alta. A depressão é uma consequência vulgar da dor e da doença.

Personalidade

Alguns traços de personalidade podem ser determinantes para a depressão, tais como ser pessimista, ter uma auto estima baixa, ter uma preocupação excessiva, etc.

Historia familiar

Se algum dos pais tiver sofrido de depressão, os seus filhos tem um risco acrescido de desenvolverem uma depressão, alguns genes são responsáveis para o aumento dessa probabilidade.

Isolamento

Levar uma vida isolada, longe dos outros, pode aumentar o risco de nos sentirmos sós e deprimidos. Ter uma vida social activa é de extrema importância.

Álcool e drogas

O consumo de substancias esta relacionado com a depressão. Muitas pessoas consomem bebidas alcoólicas e drogas para lidar melhor com o stress, mas a verdade é que por este caminho o mais certo é acentuar os sintomas.

Claro que existem bem mais factores que podem desencadear uma depressão, mas estes penso que são os mais relevantes a ter atenção. 
 

Em: Divulgar 



    
   
 
  
   
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Fique a Saber

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net