A felicidade gera melhor emprego

Postado por Rui Fonte em segunda, agosto 17, 2015 Em: Divulgar

Muito se tem discutido sobre se o dinheiro gera ou não felicidade. Há teses sobre o assunto, teorias e opiniões contra e a favor. Mas o que um estudo recente vem agora confirmar é que a felicidade ajuda a conquistar um melhor emprego. E se o emprego é melhor, o salário também. Afinal, parece que a equação tinha os elementos trocados e que é a felicidade que gera o dinheiro e não o contrário.

A suspeita foi lançada por Domingo Lapera, director do Observatório Ocupacional da Universidade Miguel Hernández (Espanha). Apostado em perceber de que forma a felicidade, resiliência e optimismo desempenham um papel na hora de conseguir um emprego por parte dos licenciados, dedicou ao tema uma tese de doutoramento. E, é ela que aponta para a necessidade de promover a aprendizagem de práticas que encorajam a felicidade, uma vez que estas parecem ser capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens licenciados.

Leia também - Optimismo e felicidade 
Leia também - Optimismo a defesa da mente

Não é a primeira vez que a empregabilidade de quem tira cursos universitários é alvo de investigação. O seu impacto social, económico e pessoal assim o justifica. E têm sido muitas as perspectivas abordadas sobre a transição da universidade para o mercado de trabalho, seja do ponto vista sociológico, educativo ou outros. Alguns trabalhos de investigação tentaram associar os benefícios de fatores emocionais, como a felicidade e otimismo à saúde, aos relacionamentos, ao trabalho e à performance académica. Mas nenhuma tinha incidido sobre a forma como afetam o acesso dos licenciados ao mercado de trabalho.

Ao todo, o estudo teve por base uma amostra de mais 1.300 recém-licenciado inquiridos um ano após a conclusão dos seus estudos universitários. E as conclusões revelam que não só os mais felizes conseguiram uma mais rápida inserção no mercado de trabalho, como a felicidade lhes permitiu também conseguir um melhor emprego.

Em: Divulgar 



    
 
    
  
  
   
   
  
   
      
  
   
   
  
   
    

Sobre Mim


Rui F. Sei que ter ansiedade atrasa todo o processo da vida e pelo que dedico muitas horas para levar até si tudo o que possa ajudar a compreender esta doença. Foi uma forma que encontrei para tornar útil a minha ansiedade.
  

Outros Projetos Pessoais

Práticas Alternativas


Informação e ajuda à ansiedade, depressão e ataques de pânico
Information and help with anxiety, depression and panic Attacks
Información y ayuda con ataques de ansiedad, depresión y pánico
L'information et aider avec des d'anxiété, dépression et la panique

Vladman.net © 2010-2017

vladman.net